[weglot_switcher]

Produção eólica em Portugal volta a registar recordes

A Associação de Energias Renováveis assinala que a 1 de fevereiro foram produzidos 102,8 GWh de energia eólica, tendo correspondido a 90% do consumo nacional.
7 Fevereiro 2019, 12h08

A produção eólica em Portugal registou um novo máximo a 1 de fevereiro, ao ter ultrapassado o anterior valor máximo de 101,9 gigawatt-hora (GWh), registado nove dias antes, assinalou a Associação de Energias Renováveis (APREN), em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A associação refere que, de acordo com informação divulgada pela REN, a 1 de fevereiro foram produzidos 102,8 GWh, que ultrapassam o anterior valor máximo de 101,9 GWh e salienta ainda o valor histórico registado da potência máxima de 4.594 megawatts (MW).

De acordo com os dados salientados pela APREN, 63% da eletricidade em Portugal foi produzida a partir de fontes eólicas, e “à hora de ponta eólica”, a produção eólica correspondeu a 90% do consumo nacional. A mesma fonte explica ainda que do total da produção de 180 GWh, foi exportada cerca de 3,7% (6,7 MWh).

“Estes valores foram destacados pela associação internacional WindEurope, que no seu website referiu Portugal como o país europeu com maior incorporação de eólica na produção no dia 1 de fevereiro”, refere a APREN, na referida nota enviada às redações, congratulando-se com o feito.

“Demonstra a capacidade dos nossos recursos endógenos e técnicos para uma produção de energia mais sustentável, enquadrada nos objetivos recentemente divulgados no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.