Professor de Setúbal distinguido com prémio de inovação tecnológica

Rui Azevedo Antunes, docente do Instituto Politécnico de Setúbal, foi distinguido com o Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Rui Azevedo Antunes, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi distinguido com o Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

O galardão, no valor de 5 mil euros, foi entregue na cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019, que decorreu em Santarém sob o lema “O futuro é acessível”, contando com as presenças da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A distinção, que visa “promover a invenção de equipamentos, instrumentos, utensílios e tecnologias que promovam a autonomia das pessoas com deficiência”, reconheceu o carácter inovador do “Sistema de interface humana para o acesso ao computador”, um protótipo de hardware/software que permite o acesso integral ao computador a pessoas com necessidades especiais, substituindo o rato, o teclado e o gamepad.

O campo de aplicação do protótipo é vasto, cobrindo a assistência a limitações resultantes de tetraplegia, esclerose múltipla, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, lesões vertebro-medulares, distrofia muscular, síndrome do túnel do carpo ou síndrome de Rett. Ou seja, sempre que o utilizador possua “reduzido ou nenhum controlo das suas mãos, encontrando-se impossibilitado de poder utilizar uma Interface Humano-Computador comum”, refere Rui Azevedo Antunes.

PCGuia
Recomendadas

Startup Ophiomics revoluciona avaliação dos transplantes de fígado

A empresa de biotecnologia venceu a semifinal da 19ª edição dos prémios anuais da consultora Everis com a solução HepatoPredict, tendo recebido 17 mil euros e garantido o passaporte para a final internacional. “Levar projetos de saúde para o mercado implica muitos milhões de euros”, refere o CEO ao Jornal Económico.

Fundador da Barkyn vence Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2020

André Jordão criou uma empresa com um serviço de subscrição para animais de estimação que inclui alimentação personalizada e veterinário à distância.

Startups chinesas aceleram rumo aos elétricos inspirados pela Tesla

Apesar da China estar a reduzir os apoios à compra de veículos elétricos, a Tesla está a ganhar valor de mercado, bem como a verificar um aumento de vendas no território chinês.
Comentários