[weglot_switcher]

Profissionais do sector jurídico vão ter novo curso de verão sobre Inteligência Artificial

A startup Code for All – antiga Academia de Código – vai lançar uma oferta formativa dedicada a esta área de atividade. Há módulos sobre deontologia e ética, ‘prompting’ legal ou até Copilot.
19 Junho 2024, 14h43

É jurista, advogado(a) ou outro(a) profissional da área legal? A startup portuguesa Code for All_, a antiga Academia de Código, informa esta terça-feira que lançou uma nova formação para si. Chama-se “Curso Prático de Inteligência Artificial [IA] para o Setor Jurídico” e procura dar a conhecer os princípios básicos de IA para aumentar a produtividade, pesquisar e redigir documentos ou identificar e lidar com os riscos associados.

A formação é online e tem a duração de 14 horas, sendo que pode ser realizada em horários laborais, pós-laborais ou mistos, de acordo com a disponibilidade de cada participante. É ainda elegível para o apoio Cheque Formação + Digital, do IEFP.

“A necessidade de aprender a trabalhar com novas ferramentas, nomeadamente com a Inteligência Artificial, tem-se revelado cada vez mais urgente. Desde cedo antecipámos esta tendência, tanto em áreas como a programação, com o Curso Prático de Inteligência Artificial para Programadores, mas também noutras que vão além deste setor, uma vez que acreditamos que esta é uma necessidade transversal a todos os profissionais”, contextualiza o CEO da Code for All.

“Por isso, lançámos também o Curso de Inteligência Artificial para Iniciantes. Vemos, assim, no setor jurídico um enorme potencial para que os profissionais – advogados, juristas, especialistas de compliance ou notários – se consigam tornar mais produtivos e competentes e continuarem relevantes no mercado de trabalho. Queremos, por isso, proporcionar-lhes esta oportunidade de evoluir, sem que necessitem de qualquer experiência prévia em tecnologia”, explica João Magalhães.

O curso divide-se em cinco módulos, desenhados por uma equipa pedagógica tendo em conta os desafios das profissões jurídicas, que incluem: Introdução à IA (2h30), Legal prompting (4h00), Microsoft 365 Copilot (4h00), Outras ferramentas legais relevantes (1h30) e Riscos, deontologia e ética (2h00). As primeiras sessões realizam-se de 2 a 23 de julho e de 10 de setembro a 1 de outubro deste ano.

“IA neste ramo tem vindo já a realizar tarefas como a análise de dados e contratos, a pesquisa jurídica ou a automatização de documentos, podendo servir até mesmo para tomar decisões”, sintetiza a tecnológica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.