Em comunicado, a Fábrica de Unicórnios, que está fisicamente instalada no Hub Criativo do Beato e foi criada para potenciar o crescimento de empresas, revela que, no total, candidataram-se 33 ‘scaleups’ (empresas em alto crescimento) à primeira edição do ‘Scaling Up Program’.
“No total, candidataram-se 33 ‘scaleups’, ‘startups’ já numa fase mais avançada de crescimento para um total de seis a oito vagas. Em conjunto, 79% das candidatas têm operações em Lisboa e já têm um investimento levantado de 45 milhões de euros e mais de 840 colaboradores”, lê-se na nota.
Segundo é referido no comunicado, o “Scaling Up Program foi criado para ‘scaleups’, ‘startups’ que já obtiveram investimento relevante, têm um produto ou serviço em comercialização e uma equipa forte e estruturada, encontrando-se numa trajetória de crescimento rápido e a planear a expansão internacional”.
Agora, entre as 33 candidaturas serão selecionadas até oito ‘scaleups’ que melhor cumprem os critérios para integrar a primeira edição do programa, que arranca em 30 de janeiro.
Na sessão de lançamento, as ‘scaleups’ irão apresentar os seus modelos de negócio aos “mais de 30 parceiros ‘corporate’ e 28 fundos de investimento”, é indicado.
“O nosso objetivo é ajudar estas empresas a maximizar o seu potencial de crescimento e, desta forma, ter um forte impacto económico para Lisboa e para o país, atraindo mais inovação, investimento e emprego”, salienta Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e da Fábrica de Unicórnios de Lisboa, citado na nota.
O ‘Scaling Up Program’ irá decorrer ao longo de oito meses e tem como objetivo desenvolver “as competências críticas de equipas de liderança”, apoiar na resolução dos desafios de crescimento que enfrentam, “acelerando o crescimento em Portugal e a expansão para outros mercados”.
Entre os parceiros estratégicos do programa estão a Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC, além da Câmara Municipal de Lisboa.
No final de outubro, no lançamento oficial da Fábrica de Unicórnios, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que o programa ‘Scaling Up’ irá apoiar 20 ‘scaleups’ por ano.
Na altura, o autarca adiantou ainda que o programa conta com o apoio de 30 empresas parceiras e 20 investidores, que podem ajudar no crescimento das ‘scaleups’, e “vai começar com oito milhões de euros”, explicando que esse investimento não é só dinheiro público, porque conta com financiamento do sector privado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com