[weglot_switcher]

Programa de aceleração internacional escolhe dois projetos portugueses

O “Cleantech Camp” selecionou 14 ideias de negócio relacionados com as energias limpas, entre os quais o Pavnext e o eCO2Blocks, que passam a estar na corrida ao prémio internacional de 20.000 euros da InnoEnergy, Naturgy, Enagas e CEiiA.
2 Abril 2019, 09h30

O programa de aceleração “Cleantech Camp“, destinado a negócios relacionados com as energias limpas, já escolheu os empreendedores que vão estar no Porto, em Barcelona e em Madrid a dar (mais) gás às suas ideias. Entre os finalistas estão dois projetos com ADN português – “Pavnext” e “eCO2Blocks” – que passam a estar na corrida ao prémio internacional de 20.000 euros.

“Os projetos selecionados [que variam entre a mobilidade sustentável, o tratamento de hidrogénio ou até a tecnologia blockchain aplicada à energia] foram escolhidos entre as mais de 70 candidaturas recebidas, provenientes de Espanha, Portugal e outros países da Europa [como Hungria, Roménia, Holanda e França]”, refere a organização.

A InnoEnergy, a Naturgy, a Enagas (pelo Programa de Empreendorismo Corporativo e Inovação Aberta, Enagás Emprende), o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e a Barcelona Activa são os responsáveis por este concurso onde serão escolhidos os três projetos com maior potencial, que receberão um prémio de 20.000 euros, 10.000 euros e 5.000 euros, respetivamente.

Os 14 selecionados para esta quarta edição irão realizar um programa formativo nas três cidades da Península Ibérica durante as próximas semanas, contando com a participação da ESADE (instituição de ensino de Barcelona) como training partner. Combinará sessões de formação, workshops especializados para o desenvolvimento dos projetos e encontros de networking, liderados por diferentes especialistas.

Projetos selecionados

Nome Localização Área
Eolion Espanha Autoconsumo e generação distribuída
Energy Mate Espanha Smart client
GHG Emission Index Hungria Gás renovável
Tresoil Roménia Hidrogénio
Alterity Espanha Baterias
ILoad Espanha Mobilidade Sustentável
IM Efficiency Holanda Mobilidade Sustentável
Pavnext Portugal Mobilidade Sustentável
Aneo Espanha Energia Renovável
VEnvirotech Biotechnology Espanha Economia Circular
eCO2Blocks Portugal Economia Circular
Power Block França Blockchain
GraphenicaLab Espanha Nanomaterials
Maichinery Espanha Smart cities & smart buildings
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.