[weglot_switcher]

Programa Valorizar apoia 24 projetos no Ribatejo e Alentejo em 7 milhões de euros

O apoio abrange projetos nas áreas do autocaravanismo, turismo literário, praias fluviais, estações náuticas, enoturismo e recursos endógenos.
29 Setembro 2020, 17h55

O Governo oficializou os apoios financeiros no âmbito do Programa Valorizar a 24 projetos localizados no Ribatejo e no Alentejo, num investimento superior a 6,8 milhões de euros.

Este segundo aviso do Programa Valorizar recebeu 352 candidaturas, num total de 100 milhões de euros de investimento e aprovou 85 candidaturas, totalizando 14 milhões de euros.

O apoio abrange projetos nas áreas do autocaravanismo, turismo literário, praias fluviais, estações náuticas, enoturismo e recursos endógenos e resultam num incentivo de aproximadamente 4,3 milhões de euros, de acordo com a nota oficial divulgada esta terça-feira.

Analisando a lista de projetos, estão incluídos oito da rede de turismo literário do Alentejo que somam um investimento total de dois milhões de euros e um financiamento de 1,3 milhões de euros. Já os quatro novos projetos da região do Alentejo dedicados à rede das Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA) registaram um investimento de 650 mil euros e um financiamento de 365 mil euros.

Esta iniciativa destaca ainda o projeto dedicado à valorização, promoção e projeção do património nacional e internacional da tapeçaria de Portalegre, com a implementação do plano estratégico contemplando a dimensão académica, artística, patrimonial e comercial das Tapeçarias. Este projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Portalegre tem um investimento de 420 mil euros e um apoio de 294 mil euros.

Assinala-se ainda o projeto integrado Casa Museu/Prémio Literário/Bolsa de Investigação – Ruy Belo, em Rio Maior, envolvendo um investimento de 525 mil euros e um incentivo de 300 mil euros.

Criado em 2016, o Programa Valorizar, dinamizado pelo Turismo de Portugal, IP, já financiou até ao momento mais de 700 projetos, envolvendo um investimento de 155 milhões de euros e um incentivo de superior a 100 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.