[weglot_switcher]

Programas de reconhecimento e recompensa num contexto híbrido e remote

O trabalho híbrido e remoto veio para ficar, ainda que atualmente se sintam resistência por parte de algumas organizações. À medida que novos modelos de trabalho se vão consolidando as organizações, além de outras iniciativas, terão de repensar alguns dos seus métodos de reconhecimento e recompensar dos colaboradores.
18 Fevereiro 2023, 15h30

O modelo de recompensas e reconhecimento, constitui uma parte importante do relacionamento de qualquer organização com os seus colaboradores. Cerca de 85% dos Top Employers certificados, comunica regularmente as suas recompensas totais, num contexto em que 95% dos Top Employers conta com uma filosofia de recompensas totais estabelecida.

A pressão sobre a rápida adaptação destas medidas, é ainda mais enfatizada pelas pressões de fenómenos como “The great resignation” e o “Quite Quitting” observada em muitos mercados pelo mundo fora. Uma das formas de reter talentos, é reconhecê-los e recompensá-los pelo seu trabalho.

Embora existam várias iniciativas implementadas que eram utilizadas anteriormente para reconhecer os esforços das equipas, a maior parte precisa ser revista para o ambiente de trabalho híbrido e remoto, dado que, muitas podem não serem tão eficazes quanto antes. Um exemplo concreto é o reconhecimento peer-to-peer, que é usado de forma consistente em 66% dos Top Employers. Esta medida passou por várias mudanças e reflete como o próprio mundo do trabalho mudou. Antigamente, os esforços de reconhecimento peer-to-peer eram exibidos pessoalmente, agora quase todos estão numa plataforma digital.

Perante este contexto, como podem as organizações recompensar e reconhecer os seus colaboradores? Como podem as organizações fazer uma mudança eficaz?

Eis algumas recomendações que podem considerar:

Envolva os colaboradores em tudo

A comunicação entre os colaboradores e os líderes da organização sempre foi importante, e atualmente ainda mais, devido às atuais condições de trabalho remoto. Apesar de ser abrangente, é especialmente importante analisar como estruturar os programas de recompensas e reconhecimento.

No cenário atual de trabalho híbrido e remoto, cada vez mais organizações se predispõem a escutar sugestões das suas equipas. Não há uma forma correta de abordar estas questões, portanto, as organizações não devem apenas pedir a opinião dos seus colaboradores, como devem também envolvê-los na implementação de novas iniciativas e ideias.

Não tenha medo de experimentar coisas novas

Ter uma conversa aberta e contínua com os colaboradores sobre os programas de recompensas e reconhecimento oferecidos, pode alertar os departamentos de recursos humanos e managers para novas iniciativas não consideradas anteriormente. Face às restrições físicas do escritório que limitam o processo criativo de implementação de novas iniciativas, os líderes podem considerar ideias que antes não teriam surgido. Embora as abordagens criativas e exclusivas não sejam tão avaliadas quanto as mais calculadas, podem levar a inovações que não seriam possíveis se os líderes não estivessem abertos a novas iniciativas.

Criar e comunicar um programa transparente

Nos últimos anos, muitas organizações priorizaram a criação de um local de trabalho transparente, onde os colaboradores se sintam informados sobre as muitas iniciativas de negócios que acontecem na organização. Esta mudança cultural também é necessária para criar e comunicar um programa e recompensas bem-sucedidos.

A ação de ser transparente pode ser facilmente tomada como certa. Muitas organizações têm apenas as suas políticas escritas, e pensam que é suficiente. Porém o que realmente acontece é que os colaboradores apenas se lembram vagamente das informações que lhes foram comunicadas. As organizações e, mais especificamente, os líderes de recursos humanos devem esforçar-se para desenvolver sistemas de recompensa transparentes. Como raramente estão no escritório, é importante para as equipas remotas e híbridas, estabelecer e comunicar um programa transparente e seguido por todos.

Construir uma cultura de reconhecimento

Uma cultura de reconhecimento consolidado requer necessariamente, ser considerada e praticada rotineiramente por todos os colaboradores da organização. O reconhecimento geralmente concentra-se num evento único, mas uma cultura de reconhecimento robusta e estabelecida, permite celebrações e recompensas com mais frequência. Os colaboradores desejam que os líderes vejam o seu trabalho diário em conjunto com as conquistas que estão a fazer na organização, o que conduz a uma maior inclusão e motivação.

Uma cultura sólida de reconhecimento irá originar que os líderes da organização se envolvam com os colaboradores remotos e híbridos, pois o reconhecimento não ficará em segundo plano no seu pensamento, será uma componente importante do trabalho.

Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.