[weglot_switcher]

Proibição de venda ao postigo entrou em vigor hoje. Interdito circular entre concelhos a partir das 20h de sexta-feira

A partir desta quarta-feira será reforçada a visibilidade das forças de segurança na via pública para uma ação mais fiscalizadora, em particular nas imediações das escolas.
Cristina Bernardo
20 Janeiro 2021, 09h49

Estão em vigor desde a meia noite desta quarta-feira, 20 de janeiro, as novas medidas no combate à Covid-19, com destaque para maiores restrições de circulação da população. Desta forma, em Portugal continental, é proibida a circulação entre concelhos aos fins de semana, entre as 20:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda-feira.

Por outro lado, passa a ser também proibido a venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida, inclusive em estabelecimentos autorizados ao ‘take-away’, bem como a permanência e o consumo de bens à porta ou nas imediações desses mesmos estabelecimentos e a permanência em espaços públicos de lazer, que podem ser frequentados.

As forças de segurança vão ver reforçada a sua visibilidade na via pública, levando a cabo ações mais fiscalizadoras, especialmente nas imediações dos estabelecimentos escolares.

O teletrabalho continua a ser obrigatório, mas haverá uma maior fiscalização da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), sendo que os trabalhadores que não estejam em teletrabalho terão de apresentar uma credencial da empresa sempre que circulem na via pública, com as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores a terem de enviar uma lista nominal para a ACT dos funcionários em regime presencial.

São também encerradas as universidades seniores, os centros de dia e de convívio, sendo que os centros de atividades de ocupação de tempos livres (ATL) reabrem após terem sido encerradas por ordem do Governo na última semana.

Quanto às escolas vão continuar abertas em ensino presencial e alvos de testes rápidos, mas esta situação irá estar em discussão na próxima terça-feira em nova reunião do Infarmed. De resto, António Costa já fez saber que não hesitará em fechar de novo os estabelecimentos de ensino caso se verifique que a nova variante inglesa do coronavírus se torne dominante.

Esta quarta-feira serão também reajustados os horários dos estabelecimentos cuja atividade não se encontra suspensa e que podem estar abertos até às 20:00 durante a semana e até às 13:00 ao fim de semana, com exceção dos supermercados que podem funcionar até às 17:00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.