O Governo abriu um concurso para apoiar projetos de indústria com uma dotação de 60 milhões de euros, que chegam do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sequência da reprogramação do mesmo. As candidaturas podem ser enviadas até aos dia 20 de dezembro, ao qual se seguirá uma seleção.
O aviso de abertura de concurso foi publicado pelo IAPMEI e em causa estão investimentos no âmbito da Componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência, intitulada “Empresas 4.0”. Esta tem em vista contribuir para a implementação de soluções ligadas a tecnologias avançadas que sejam conectadas a processos de indústria.
O propósito passa, de acordo com um comunicado do Ministério da Economia e do Mar, por fazer chegar o financiamento a projetos industriais “que demonstrem a aplicação de tecnologias digitais avançadas na transformação de processos ou operações industriais pré-existentes”.
É o caso de determinadas “soluções de Inteligência Artificial, ciência dos dados, computação avançada, representações digitais, modelação virtual (gémeos digitais), simulação industrial, realidades aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos industriais”.
Outras tecnologias que podem receber os apoios estão ligadas à “robótica colaborativa e cognitiva, interface homem-máquina, sistemas de ciberfísica, sensores, computação em nuvem, internet das coisas, e manufatura aditiva aplicada à produção”, de acordo com a informação patente no mesmo comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com