[weglot_switcher]

Preço dos prédios para reabilitação na zona ribeirinha de Lisboa disparou 47%

Analisando os valores globais no país, a promoção imobiliária e a reabilitação urbana registaram um investimento acima dos 750 milhões de euros este ano.
23 Outubro 2019, 13h20

A subida dos preços dos imóveis na cidade de Lisboa nos últimos anos está bem documentada. Mas além da construção de novos imóveis, a reabilitação urbana também está a fazer o seu caminho, com a procura por prédios por reabilitar a crescer de forma assinalável, conforme demonstram os preços.

Os valores médios de transação de prédios urbanos para reabilitação urbana na cidade de Lisboa subiu 27% nos imóveis superiores a 500 metros quadrados (m2) para 2.760 euros/m2 no segundo trimestre deste ano face a período homólogo, segundo dados do Sistema de Informação Residencial (SIR), citados pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield. Já nos imóveis inferiores a 500 m2, os preços subiram 18% para 3.320 euros/m2.

Das várias zonas da cidade de Lisboa, o centro histórico atingiu os valores médios mais elevados com preços de 3.530 euros/m2. No entanto, foi na zona ribeirinha que se verificou o maior crescimento desde o ano passado, com uma subida de 47% para 3.038/m2 nas propriedades com mais de 500 m2.

“A procura de oportunidades de reabilitação urbana e de promoção nova em Lisboa e no Porto nunca foi tão alta”, disse a diretora de promoção e reabilitação urbana da Cushman & Wakefield, Ana Gomes, sublinhando que “esta tendência deverá manter-se em 2020”. No entanto, a responsável destaca que “esta procura é cada vez mais direcionada para localizações menos centrais onde o investimento foi menor nos últimos três anos”.

Na cidade do Porto, os aumentos também são relevantes com os valores médios a crescerem 41% nos imóveis superiores a 500 m2 para 1.780 euros/m2 e 21% nos imóveis com dimensãio inferior para 1.920 euros/m2.

Já a zona da baixa portuense registou o valor médio mais elevado nos imóveis de dimensão superior a 500 m2 (2.756 euros/m2) seguida pelo Centro Histórico com 1.735 euros/m2.

Analisando os valores globais no país, a promoção imobiliária e a reabilitação urbana registaram um investimento acima dos 750 milhões de euros entre os meses de janeiro e julho de 2019. Esta é uma das principais conclusões apresentadas pela consultora Cushman&Wakefield, no seu último estudo dedicado ao setor imobiliário.

Este valor representa desde logo um aumento de 80% face ao registado em igual período do ano anterior, sendo que na base deste crescimento estão 35 negócios de aquisição de edifícios para reabilitação urbana ou de terrenos para promoção imobiliária, divididos entre as cidades de Lisboa e Porto.

O principal setor de dinamização do mercado imobiliário continua a ser o residencial, devido a uma sucessiva subida dos preços de transação dos prédios para reabilitação nas duas cidades. Em Lisboa, a habitação foi responsável por 67% da área de construção licenciada e 61% da área em licenciamento, enquanto o Porto, representou 67% da área de construção licenciada e 55% da área em licenciamento, nos meses em análise.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.