[weglot_switcher]

Proteção Civil está a enviar SMS à população a alertar para risco de incêndio

Devido ao alerta vermelho em 10 distritos, a Proteção Civil está a “informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais”, através de SMS.
13 Setembro 2019, 19h21

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está a enviar mensagens de texto à população para alertar para o risco de incêndio.

Os SMS com o remetente AvisoPROCIV têm sido enviados ao longo do dia desta sexta-feira, 13 de setembro, pela ANEPC. “Risco extremo de incêndio rural. Fique atento. Evite o uso do fogo. Em caso de dúvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt/anepc”.

As mensagens estão a ser enviadas depois de a ANEPC ter declarado o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal:  Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

A ANEPC emitiu assim “um aviso à população por SMS, de modo a informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais”, segundo esta autoridade.

“A mensagem de aviso é emitida com o remetente AvisoPROCIV e inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246, acessível nas 24 horas seguintes ao envio do SMS), através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem”, explica a ANEPC.

A Proteção Civil esclarece que o “SMS não tem quaisquer custos para o utilizador, e não requer qualquer adesão por parte do mesmo”.

O país está a ser assolados por vários incêndios na tarde desta sexta-feira. Na Sertã, distrito de Castelo Branco, um incêndio florestal está a ser combatido por mais de 300 operacionais, 85 viaturas e oito meios aéreos, segundo a Lusa.

Já em Valpaços, distrito de Vila Real, um incêndio florestal está a ser combatido por 282 operacionais, apoiados por 86 viaturas e cinco meios aéreos.

 

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/incendios-mais-de-100-concelhos-de-13-distritos-em-risco-maximo-489632

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.