[weglot_switcher]

Proteção Civil: “Grande parte do incêndio em fase adiantada de rescaldo. Tarde vai trazer dificuldades”

Segundo a Proteção Civil, 90% dos incêndios florestais de Mação e de Vila de Rei estão em resolução.
  • EPA/CARLOS GARCIA
23 Julho 2019, 08h12

Os incêndios florestais em Mação e em Vila de Rei, que lavram desde o fim-de-semana, estão em fase de rescaldo, na sua maioria, segundo a Proteção Civil.

“A situação está consideravelmente mais favorável: 90% do incêndio esta em resolução. Uma grande parte do incêndio esta numa fase adiantada do seu rescaldo.”, disse o comandante operacional Luís Belo Costa, em conferência de imprensa esta terça-feira, 23 de julho.

“O incêndio ontem foi travado em zonas extraordinariamente difíceis. Os trabalhos durante a noite foram frutíferos: este trabalho foi feito com recurso a maquinaria pesada e forças apeadas”, explicou o responsável na conferência de imprensa na Sertã.

“Vamos ver se conseguimos que durante a manha terminemos esta tarefa e consigamos melhorar os resultados”, afirmou.

Para o dia de hoje, Luís Belo Costa alertou para as condições meteorológicas adversas. “O dia vai ser semelhante aos últimos dias com temperaturas muito elevadas. O vento vai intensificar a partir da hora de almoço. A tarde vai nos trazer dificuldades”, avisou o comandante para as dificuldades que as autoridades esperam enfrentar durante esta terça-feira.

O comandante explicou que as autoridades estiveram a delinear o plano de ação para as próximas horas “Estivemos a delinear plano de ação que passa por intensificar o trabalho com maquinaria pesada nestas frentes. Vamos intensificar as manobras nos 10% de perímetro que nos falta consolidar”, adiantou Luís Belo Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.