A seguradora Fidelidade, a Fosun e a Luz Saúde lançaram uma quinta edição do seu programa internacional de inovação, “Protechting”, que liga startups tecnológicas promissoras nas áreas dos seguros (insurtech) e da saúde (healthtech) a empresas de renome na indústria. A nova ronda de caça aos empreendedores, nomeada “Protechting 5.0”, decorre até ao próximo dia 17 de abril, o deadline das candidaturas.
O “Protechting 5.0” vai estar mais atento ao fator sustentabilidade e apostou na internacionalizar, ao envolver no projeto a Fidelidade Angola, a Alianza na Bolívia, a Garantia em Cabo Verde, a FID Seguros no Chile, a Fidelidade France, a Fidelidade Macau, a Fidelidade Ímpar em Moçambique, a Alianza Garantia no Paraguai, a La Positiva Seguros no Peru e a Fidelidade España. “Será a edição mais internacional de sempre”, garante o CEO da Fidelidade, Rogério Campos Henriques em comunicado.
Após o término da receção de inscrições, os jurados do programa irão fazer uma shortlist de projetos com potencial, rumo a um “Innovation Match Day”, no qual as startups contactam com as empresas para o desenvolvimento de projetos-piloto. Posteriormente, e durante quatro meses, serão acompanhados até ao “Demo Day”, onde farão o ponto de situação dos projetos e os apresentarão aos parceiros e à comunidade de inovação.
“Nesta edição, apesar de algumas repercussões decorrentes da Covid-19, esperamos continuar a encorajar mais jovens a inovar, iniciar os seus negócios, estabelecer objetivos e fazer crescer as startups através do programa Protechting, criando uma vida mais segura, mais saudável e mais feliz para todos”, disse o presidente da Fundação Fosun, Li Haifeng.
Ao longo de quatro edições, em seis anos, o “Protechting” – desenvolvido com o apoio da consultora de inovação Beta – contribuiu para o desenvolvimento de mais de 50 projetos-piloto e cinco acordos comerciais. “O seu objetivo tem sido apoiar e promover jovens empresários, estabelecendo uma inter-relação entre a atividade seguradora e os cuidados de saúde com a alta tecnologia e a Internet, para melhorar a qualidade de vida das famílias”, referiu ainda Li Haifeng.
Em insurtech, procuram-se soluções maduras e sustentáveis que melhorem a experiência do cliente, com um serviço de seguros otimizado (seguros gerais, habitação, cibersegurança, mobilidade, beyond insurance…). Quanto à healthtech, o foco estará no bem-estar e lifestyle, deteção de doenças, novos tratamentos, vida depois da Covid-19, cuidado do paciente e gestão.
“As ferramentas digitais têm ganho cada vez mais espaço na prestação de cuidados de saúde, contribuindo para a transformação digital que se tem vindo a verificar, e que foi muito acelerada pela pandemia. A medicina preventiva aliada à inteligência artificial, com a utilização massiva de dados de saúde, são alguns dos verdadeiros pilares no futuro da medicina”, comentou a CEO da Luz Saúde, Isabel Vaz.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com