PremiumPS já está a acautelar situação de autarcas “em fim de prazo”

Dos 30 presidentes de câmara socialistas eleitos em 2017 para o terceiro mandato consecutivo, oito já deram lugar aos próximos candidatos.

Deter 30 dos 50 municípios em que o presidente está impedido de voltar a candidatar-se em 2021, devido à limitação legal de três mandatos consecutivos implementada para terminar com os “dinossauros” do poder local, poderia ser muito mais preocupante para o PS se o partido com maior número de câmaras não se tivesse antecipado: oito dessas autarquias já estão a ser geridas por antigos vereadores, enquanto os anteriores titulares transitaram, na maior dos casos, para outras esferas do poder.

Assim aconteceu a dois elementos do XXII Governo Constitucional. Maria do Céu Albuquerque trocou a Câmara de Abrantes pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, enquanto Berta Nunes passou da Câmara de Alfândega da Fé para a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumAmeaça de recessão global ganha força devido ao coronavírus

Abrandamento do crescimento da economia global já é dado como certo, mas analistas não descartam a possibilidade de uma recessão. Em Portugal, exportações e consumo serão penalizados.

PremiumNovo Banco fecha venda dos Pinheirinhos para a semana

A Vic Properties vai fechar a compra da Herdade dos Pinheirinhos, um dos ativos fiscalizados pelo Fundo de Resolução, na próxima semana.

PremiumTurquia quer apoio de Bruxelas para levar NATO a envolver-se na Síria

Desta vez não é dinheiro que Ancara exige. Solução para a crise dos refugiados passa por envolvimento mais profundo da Europa no cenário de guerra da Síria.
Comentários