[weglot_switcher]

PS Madeira apresenta 50 alterações ao Plano de Recuperação e Resiliência para mudar modelo de desenvolvimento da região

Os socialistas madeirenses consideram que é preciso salvaguardar no Plano de Recuperação e Resiliência, para a Madeira, três dimensões: a questão social, o aumento do potencial produtivo e a promoção da coesão territorial.
4 Março 2021, 13h05

O PS Madeira apresentou 50 propostas de alteração, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os socialistas consideram que os investimentos propostos pelo executivo madeirense estão muito centrados na administração pública, e sublinham a importância de se aproveitar as verbas do PRR para mudar o modelo de desenvolvimento da região e preparar a região para o futuro.

“A proposta do Governo Regional é um pouco mais do mesmo, está demasiado centralizada na administração pública e achamos que, com as centenas de milhões de euros que a Região irá receber, esta poderia ser a oportunidade para diversificar a economia e para criar emprego. Este plano também deveria servir para termos uma mudança estrutural e outro modelo de desenvolvimento”, afirmou Paulo Cafôfo, presidente do PS Madeira.

Para o socialista é preciso salvaguardar três dimensões: a questão social, o aumento do potencial produtivo e a promoção da coesão territorial.

Entre outras matérias de relevo o deputado e presidente do PS Madeira inclui: a inovação e a capacitação empresarial, o desenvolvimento territorial (com uma participação das autarquias e particular atenção ao norte da ilha e ao Porto Santo), a cultura, a educação e a produção regional e valorização dos produtos.

Verbas a fundo perdido para empresas

O socialista defende também a existência de apoios a fundo perdido para as empresas da região, com o objetivo de modernização e recapitalização, e para apoio a projetos diferenciadores e inovadores. Cafôfo defende que 20% das verbas do PRR devem ser alocadas para as empresas, lembrando que o turismo, restauração e comércio, estão a atravessar dificuldades.

Entre as outras medidas defendidas pelo socialistas estão: um programa de aceleração de ‘start-ups’ ao nível dos serviços de ‘shipping’, aproveitando as potencialidades do Registo de Navios e do mar para criar empregos qualificados.

PS quer novo modelo de gestão florestal

Cafôfo alertou ainda para a necessidade da região ter maior soberania alimentar e diminuir a dependência externa. Nesse sentido o presidente do PS Madeira, quer que sejam implementadas medidas que permitam a diversificação da economia agrícola, “com novos produtos e a aposta na área da transformação, a qual contribuiria para estimular a produção regional e valorizar os circuitos de comercialização”.

Os socialistas madeirenses colocam a transição ecológica como outra área a ter em consideração. Cafôfo propõe um novo modelo de gestão florestal, uma maior eficiência hídrica e a descarbonização da economia, a ocupação sustentável do solo e a prevenção de riscos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.