O PS quer aumentar o apoio por quilo de banana em 25 cêntimos, em todas as categorias, aos produtores da Região Autónoma da Madeira. Os socialistas estimam que a medida tenha um custo de cinco milhões de euros.
A garantia foi dada pelo líder e cabeça-de-lista do PS às eleições regionais da Madeira, Paulo Cafôfo, durante uma visita ao Centro de Processamento de Banana, da GESBA.
O socialista salientou que os agricultores da Madeira são os que têm os rendimentos “mais baixos do país” e que a banana é o fruto fresco regional “mais mal pago”.
Cafôfo referiu que a GESBA obtém anualmente cerca de 26 milhões de euros, enquanto que os produtores recebem cerca de 12 milhões de euros.
“Acreditamos que é preciso fazer uma melhor redistribuição”, disse o candidato socialista às eleições da Madeira, marcadas para 26 de maio.
Cafôfo defendeu também a criação de um mecanismo de indemnização para cobrir prejuízos que não são cobertos pelo seguro coletivo, de modo a dar resposta aos “prejuízos relacionados com a banana que não é colhida” pela GESBA, e que depois fica nos terrenos a se estragar.
O socialista disse também que os produtores devem ter a possibilidade de vender pequenas quantidades de banana diretamente ao consumidor, sem que percam os apoios comunitários.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com