[weglot_switcher]

PS quer adiar debate sobre financiamento partidário

Propostas de alteração à Lei de Financiamento dos Partidos já receberam parecer favorável, mas PS diz que debate não é prioritário. PSD lembra que autárquicas estão próximas e recusa atrasar processo.
30 Maio 2020, 13h30

O Partido Socialista (PS) quer adiar a discussão sobre as propostas de alteração à lei de financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. Os socialistas consideram que o processo legislativo não é prioritário no atual contexto de pandemia e dizem que a lei em vigor tem permitido lidar com “os problemas de gestão de campanhas eleitorais e de finanças partidárias”. O partido do Governo não avança ainda com qualquer data para a retoma do processo legislativo e não se compromete com revisão a tempo das eleições autárquicas do próximo ano.

“A questão não é, para nós, prioritária embora estejamos sempre disponíveis para a debater, em termos de princípios e soluções legislativas”, diz ao Jornal Económico (JE) o secretário nacional da administração do PS, Luís Patrão, sobre o calendário de debate das alterações ao financiamento dos partidos. A dúvida em relação à pertinência atual da discussão foi levantada pelo deputado socialista Jorge Lacão na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades, que esta quarta-feira aprovou um parecer sobre os projetos de lei apresentados pelo PSD, BE, PCP, PAN, CDS-PP e Iniciativa Liberal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.