[weglot_switcher]

PS quer criar gabinete de apoio ao agricultor na Ribeira Brava

O PS sugeriu a construção de poços para armazenamento de água e a recuperação de levadas para evitar perdas, e defendeu que cabe à autarquia exigir ao executivo regional maior disponibilidade de água de rega.
19 Agosto 2021, 11h46

A criação de um gabinete de apoio ao agricultor é uma das promessas da candidatura do PS, à Câmara Municipal da Ribeira Brava, liderada por Olga Fernandes.

“É preciso dar mais apoio aos agricultores a nível técnico”, defendeu a candidata do PS, que quer também contratar um engenheiro agrónomo para o município.

Olga Fernandes destacou também a importância de garantir o abastecimento de água aos agricultores, visto que  “qualquer projeto só é viável se houver água de rega”. A candidata sugeriu a construção de poços para armazenamento de água e a recuperação de levadas para evitar perdas.

A candidata socialista diz que cabe também à autarquia exigir ao executivo regional maior disponibilidade de água de rega.

Outra das propostas do PS, para a Ribeira Brava, é a construção de caminhos agrícolas que estão em falta, a promoção de um ordenamento do território “pensado e estruturado” de modo a se atingir um desenvolvimento económico sustentável.

“Com a construção de caminhos agrícolas, temos a oportunidade de transformar a nossa paisagem numa paisagem mais humanizada e há a possibilidade de criar novos projetos agrícolas para a plantação de banana biológica, cana-de-açúcar, anona, ervas aromáticas e fruticultura de altitude”, explicou.

Olga Fernandes quer ainda condições para aqueles agricultores que pretendam escoar os seus produtos no mercados, através da disponibilização de “um espaço mais alargado, digno e com a isenção de qualquer taxa autárquica e de estacionamento”.

A candidata do PS diz que o município deve pressionar o Governo Regional a apresentar candidatura ao programa europeu ‘Regime Escolar’, uma iniciativa que dá apoio financeiro à promoção de uma alimentação saudável nos estabelecimentos de ensino, privilegiando os produtos locais.

Olga Fernandes referiu que ao não se apresentar esta candidatura ao ‘Regime Escolar’ “perdem-se 6,73 euros por cada aluno do 1.º ciclo e 4 euros por cada aluno do pré-escolar, valores que poderiam ser rentabilizados comprando os produtos aos agricultores, aumentando o seu rendimento e dando mais oportunidades de cultivar os nossos ‘poios’”.

A candidata quer também que sejam criados incentivos à produção pecuária nas zonas altas do concelho. Olga Fernandes propõe a existência de um veterinário municipal para assistência sanitária aos produtores de gado e para ajudar as famílias de fracos recursos no tratamento dos seus animais domésticos.

Através destas medidas Olga Fernandes pretende criar as condições para que a agricultura e a pecuária sejam alternativas economicamente “viáveis e dignas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.