[weglot_switcher]

PS quer facilitar compra de casa com apoios ao financiamento

Socialistas preparam-se para apresentar propostas para facilitar o acesso à habitação com apoios públicos no financiamento à compra de casa. Programa eleitoral prevê uma garantia pública.
20 Setembro 2024, 07h47

Na terceira ronda negocial do OE, que se encontra em stand by por causa da vaga de incêndios e deverá ser retomada na próxima semana, o PS prepara-se para apresentar propostas ao Governo que passam por medidas que apoiem as famílias na compra de casa, através do apoio ao financiamento bancário. Fonte socialista avança ao JE que as propostas estão a ser preparadas e vão ao encontro das preocupações centrais do programa do PS e entre elas “estão matérias sociais que passam por encontrar um caminho que facilitem no imediato o acesso à habitação por parte das famílias que mais precisa”.

Com o líder do PS irredutível quanto às propostas de IRS Jovem e do IRC do Governo, que pediu cedências aos socialistas, os socialistas deverão, assim, apresentar as suas propostas já na próxima reunião com o Executivo, após a análise da informação detalhada sobre as contas públicas que o Governo tinha dado no final da semana passada. E a aposta vai incidir, segundo fonte socialista, em algumas medidas como “apoios que facilitem o acesso à habitação, nomeadamente ao nível do financiamento bancário, que garantam já a compra de casa por parte das famílias que mais precisam, dado que não é possível aumentar a oferta de casas com a rapidez desejável”.

Segundo o programa eleitoral com que o partido concorreu às legislativas de 10 de março, o PS promete dar uma garantia pública para ajudar jovens até aos 40 anos a ter acesso a crédito à habitação desde que não tenham casa própria ou imóvel algum no seu nome.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.