O PS quer implementar um novo modelo de formação profissional na Madeira, diz o presidente dos socialistas madeirenses, Sérgio Gonçalves.
O presidente dos socialistas madeirenses disse ainda que se o PS for Governo vai combater os problemas do abandono escolar precoce, dos jovens que não estudam nem trabalham, que na Região ficam perto dos oito mil, e daqueles que se veem obrigados a emigrar por não encontrarem na Região oportunidades de trabalho ou por não reunirem as qualificações necessárias para tal.
O dirigente socialista quer que este novo modelo de formação vá de encontro às exigências do mercado de trabalho, que seja “mais inclusivo, promotor de competências, de conhecimentos e do saber fazer”.
Sérgio Gonçalves criticou o executivo madeirense por ter negligenciado durante anos a área da formação profissional na Região, em particular no que diz respeito à Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira.
“O resultado disso é a grande lacuna que verificamos ao nível das qualificações e que faz com que, inclusivamente, muitas empresas tenham dificuldades em recrutar trabalhadores devidamente habilitados para responder às necessidades do mercado de trabalho”, disse o presidente do PS Madeira.
Para Sérgio Gonçalves as afirmações do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, que mostrou intenção de fazer da Escola da Hotelaria uma referência na atração de jovens para os cursos ligados à hotelaria e ao turismo, representam o “reconhecimento de que o Governo descurou o sector e agora tenta correr atrás do prejuízo”.
Sérgio Gonçalves sublinhou que a Escola de Hotelaria regressa à esfera pública, depois de uma exploração privada cujo contrato “não estava a ser cumprido nos termos definidos”, e deixou críticas ao executivo regional por durante anos ter deixado o estabelecimento “definhar, ter perdido recursos, meios financeiros e oportunidades de promover uma formação profissional de excelência que capacitasse aqueles que enveredam por esta via, preparando-os para o mercado de trabalho”.
Para Sérgio Gonçalves é incompreensível que numa Região que depende do turismo o Governo da Madeira “não tenha sido capaz de ter uma estratégia para responder a estes desafios”.
O socialista referiu que apesar dos milhões de euros provenientes de fundos europeus para a formação profissional o executivo regional não colocou no tereno “medidas realmente estruturantes” a este nível.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com