[weglot_switcher]

OE2021: PSD aguarda sentido de voto à esquerda para se decidir entre abstenção e voto contra

Social-democratas ponderam viabilizar o OE2021 caso não haja acordo à esquerda. Se houver, voto será contra. PSD vai aguardar pelos bloquistas e comunistas para se posicionar no xadrez político.
16 Outubro 2020, 11h08

O Partido Social Democrata (PSD) ainda não revelou como irá votar a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), mas, ao que o JE apurou, “a questão está entre a abstenção e o voto contra”. O partido liderado por Rui Rio vai esperar pela tomada de posição à esquerda para anunciar o sentido de voto da bancada social-democrata. Caso não haja garantias de viabilização à esquerda, fontes parlamentares admitem que o PSD venha a abster-se e a viabilizar o OE2021 para “evitar uma crise política”.

Até agora, o PSD tem empurrado a responsabilidade pela viabilização do OE2021 para os partidos que integraram a ‘geringonça’ na última legislatura. Fontes do grupo parlamentar do PSD explicam ao JE que o partido não quer ser visto como “muleta do Governo” e que, por outro lado, são várias as críticas social-democratas apontadas à proposta do Governo, como “o reduzido apoio às empresas” e a “elevada despesa” prevista. Uma dessas fontes realça, porém, que “é difícil” criticar este orçamento do ponto de vista social e de investimento público, que não se fez nos últimos anos com as cativações.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.