A Iniciativa Liberal (IL) não vai fazer parte do Governo. De acordo com a “RTP”, que cita um comunicado conjunto do PSD e da IL, os dois partidos vão manter o diálogo, mas não existe união das forças.
“O diálogo deve manter-se durante a legislatura que agora se inicia, comprometendo-se a discutir, sempre que tal se justificar, as melhores soluções em matérias relevantes para a vida e o futuro dos portugueses”, lê-se no comunicado.
O comunicado conjunto confirma então os contactos entre as direções dos dois partidos, liderados por Luís Montenegro e Rui Rocha. Os dois líderes partidários reuniram-se “no sentido de avaliar diferentes cenários políticos”.
“Não avançarão nesta altura para a celebração de entendimentos alargados, aqui incluídos os que dizem respeito à formação do novo Governo”, indica ainda o mesmo comunicado do PSD e IL.
Os dois partidos sustentam que os contactos “decorreram num clima de grande abertura e com respeito integral pelo princípio da boa-fé, num quadro muito exigente que impõe a todos os agentes políticos um elevado sentido de responsabilidade”.
O anúncio da não integração da IL no Executivo de Montenegro chega no primeiro dia de legislatura e quando arrancam os trabalhos na Assembleia da República em que 230 deputados assumem os seus lugares.
Importa lembrar que Luís Montenegro vai apresentar o seu Governo esta quinta-feira, 28 de abril, e que o Presidente da República vai dar posse do mesmo Executivo a 2 de abril.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com