O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar esta quinta-feira no Conselho Nacional do PSD que será candidato à liderança do partido, independentemente da data em que se realizarem as eleições diretas.
A notícia foi avançada pelo jornal online Observador e confirmada à Lusa. O Conselho Nacional do PSD reúne-se a partir das 21h00 em Lisboa.
Desta forma, Rangel confirma que irá tentar ganhar o lugar de Rui Rio, de quem chegou a ser um dos mais próximos aliados. De facto, na altura em que Rio concorreu pela primeira vez à autarquia do Porto, Rangel surgiu como um dos que mais contribuiu para o programa que acabou por ser votado maioritariamente por Rio – tendo por isso sido um contribuinte líquido para uma vitória inesperada e que retirou o socialista Fernando Gomes da vida política.
Rangel foi ainda um dos mais destacados líderes de bancada do PSD na Assembleia da República, onde ficaram célebres a monumentais discissões com o então primeiro-ministro José Sócrates.
Passou depois para a condição de eurodeputado, onde também se destacou como um dos mais ativos membros do grupo português. Rangel não escondia desde há algum tempo a sua vontade de liderar o PSD, tendo feito tudo, inclusivamente do ponto de vista pessoal, para retirar da sua frente todos os impedimentos que o pudessem vir a condicionar no futuro.
A sua decisão de avançar acaba por condicionar outros social-democratas que não escondem a vontade de avançarem contra Rui Rio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com