[weglot_switcher]

PSD quer diplomatas a melhorar a imagem de Portugal depois da decisão da Galiza

Depois das decisões tomadas pelo Reino Unido, Irlanda, Áustria e Galiza, o deputado Ricardo Baptista Leite defende que os diplomatas têm trabalho a fazer lá fora pois estas decisões estão a “destruir o setor do turismo com impactos brutais na economia”.
  • Ricardo Baptista Leite
28 Julho 2020, 18h05

O PSD quer que os diplomatas portugueses trabalhem para melhorar a imagem de Portugal lá fora depois de vários países terem classificado o país como de alto risco.

“O que é que o Ministério dos Negócios Estrangeiros anda a fazer? Estão a destruir o setor do turismo com impactos brutais na economia como um tudo”, começou por escrever Ricardo Baptista Leite nas redes sociais.

“Por favor ponham os nossos diplomatas no terreno e mudem a nossa imagem lá fora. Sentido de urgência!”, afirmou o deputado do PSD e médico de profissão.

O social-democrata reagiu assim à decisão das autoridades da Galiza anunciada esta terça-feira de considerarem que Portugal é um país de alto risco.

Isto significa que os viajantes que cheguem à Galiza com origem em Portugal têm 24 horas para comunicar os seus dados pessoais às autoridades de saúde, independentemente de residirem ou não nesta comunidade autónoma.

Depois de Inglaterra, Irlanda e Áustria, Portugal volta a ser colocado entre os países de risco, agora por uma comunidade autónoma fronteiriça, com uma forte ligação social e económica com Portugal.

Esta medida é válida para todos os “países e territórios cuja incidência acumulada de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias é 3,5 vezes superior à registada na comunidade autónoma da Galiza” a 23 de julho.

Em reação, o Governo português disse que “está a obter, pelos canais diplomáticos pertinentes, todas as informações e esclarecimentos necessários sobre os fundamentos e alcance desta decisão, designadamente sobre as implicações práticas que acarreta no domínio das comunicações e trânsito entre Portugal e a Galiza”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros às questões colocadas pelo Jornal Económico.

Os viajantes têm duas formas para dar os seus dados às autoridades de saúde: através do preenchimento deste formulário oficial ou através do telefone 881 00 20 21.

Espanha é o nono país a nível mundial com mais casos confirmados, 325.862 com 28.434 mortes, segundo o site Worldometers. Por milhão de habitantes, Espanha conta 6.969 casos, 608 mortes, e 135.187 testes realizados. Já a Galiza conta com 9.494 casos confirmados e um total de 619 mortes, de acordo com os dados compilados pela Google a partir de diversas fontes.

Por sua vez, Portugal surge na 43ª posição a nível mundial com 50.410 casos e 1.722 mortes e 13.062 casos ativos. Por milhão de habitantes, o país conta com 4.945 casos, com 169 mortes e com 153.213 testes realizados à população.

O ministério tutelado por Augusto Santos Silva avança que este assunto “será, naturalmente, abordado” na reunião, que já estava prevista, entre o embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, e o recém-eleito presidente da comunidade autónoma da Galiza Alberto Núñez Feijóo”.

O MNE também sublinha que “esta decisão, que é tomada ao nível regional, pela comunidade autónoma da Galiza, não implica restrições à mobilidade de pessoas entre Portugal e aquela região”.

Caso tenham alguns sintomas, o paciente será acompanhado pelas autoridades sanitárias locais. “A atenção que se considere necessária pelos profissionais do Serviço Galego de Saúde, não terá custo para as pessoas que a precisem, incluindo a realização de testes de diagnóstico ou, se se justificar, dos respetivos tratamentos”.

Os estabelecimentos de alojamento turístico estão obrigados a informar os seus clientes “desta medida, assim como os responsáveis de agências de viagem, operadores turísticos, companhias de transporte aéreo ou marítimo e outros agentes similares ao início do processo de venda dos bilhetes. As empresas também deverão fazê-lo, que desloquem os seus trabalhadores por motivos laborais”.

As autoridades de saúde da Galiza dizem que esta lista será atualizada no espaço máximo de 15 dias.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-portugal-considerado-pais-de-risco-pelo-governo-regional-da-galiza-618637

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-diz-que-esta-a-obter-esclarecimentos-sobre-decisao-da-galiza-de-colocar-portugal-entre-paises-de-alto-risco-618794

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.