O PSD reivindicou na Assembleia Legislativa da Madeira um financiamento igual para as Universidades da Madeira e dos Açores.
Os sociais democratas ressalvam que a ambas as universidades “sobressaem diversas assimetrias” face às instituições de ensino superiores do território nacional, um tratamento
O PSD afirma que uma “descriminação positiva” da Madeira e dos Açores permitiria uma promoção de vantagens competitivas no contexto do ensino superior e da investigação científica e da inovação.
O partido salienta que em termos orçamentais tem existido mais apoio às universidade do Continente do que às da Madeira e dos Açores o que no entender dos sociais democratas é “uma gritante descriminação, falta de empatia, e de sensibilidade” tendo em consideração a insularidade e ultraperiferia das regiões autónomas.
O PSD critica o Governo da República por atribuir maior financiamento às Universidade dos Açores e de desprezar de “forma discriminatória e inaceitável” a Universidade da Madeira.
Os sociais democratas referem que apresentaram um aditamento, para o Orçamento do Estado, que visava atribuir uma majoração às Universidades da Madeira e dos Açores que acabou por ser chumbado.
[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com