PSI 20 acompanha Europa em alta. BCP e EDP Renováveis impulsionam praça portuguesa

Entre as principais praças europeias, o alemão DAX cresce 0,70%, o britânico FTSE sobe 0,64%, o francês CAC 40 soma 0,59% e o espanhol IBEX 35 ganha 0,75%.

A bolsa portuguesa negoceia em alta esta terça-feira, em linha com as principais congéneres europeias. O principal índice bolsista português (PSI 20) valoriza 0,50%, para 4.888,77 pontos, prolongando os ganhos da sessão de segunda-feira.

Entre as principais praças europeias, o alemão DAX cresce 0,70%, o britânico FTSE sobe 0,64%, o francês CAC 40 soma 0,59% e o espanhol IBEX 35 ganha 0,75%. No Velho Continente, os investidores parecem não estar receosos com os efeitos da exposição da Archegos Capital no sector bancário. A 26 de março, um bloco de 20 mil milhões de dólares em títulos deste hedge fund foi vendido, o que provocou no arranque da semana algumas perdas no sector bancário, sobretudo no Credit Suisse e no japonês Nomura.

Os investidores estarão otimistas com os progressos dos planos de vacinação dos Estados Unidos, depois do presidente Joe Biden ter afirmado que 90% dos adultos daquele país poderiam começar a tomar a vacina em abril. O progresso da vacinação para a Covid-19 contrasta com a situação no Velho Continente. O otimismo dos investidores baseia-se na ideia de quanto mais depressa a população estiver vacinada maior será a margem de expansão da economia norte-americana, a maior do mundo a par da China.

Na bolsa portuguesa, os títulos da EDP Renováveis e do Banco Comercial Português (BCP) elevam o PSI 20. A EDP Renováveis avança 1,61%, para 17,68 euros, enquanto o banco liderado por Miguel Maya soma 1,04%, para 0,1171 euros.

Além destas duas cotadas, as papeleiras Altri (1,03%) e Semapa (0,85%) contribuem para o arranque positivo do PSI 20.

O mercado petrolífero continua a negociar em terreno negativo, apesar do Canal do Suez já não estar bloqueado pelo famigerado porta-contentores Ever Given. O Brent perde 0,05%, para 64,88 dólares, enquanto o WTI recua 0,18%, para 61,45 dólares.

No mercado cambial, o euro deprecia 0,16% face ao dólar, para 1,1743 dólares. Na relação com a libra, a divisa da zona euro deprecia 0,11%, para 0,8535 libras. A libra negoceia flat face ao dólar, para 1,3757 dólares.

Ler mais

Recomendadas

Dow Jones bate recordes mas mercado fecha misto

A pior notícia dos mercados esta quinta-feira é que nenhuma das farmacêuticas cotadas em Nova Iorque resistiu às declarações de Joe Biden de apoio à renúncia das patentes das vacinas contra a Covid-19.

PSI-20 em ligeira queda contrasta com restantes praças europeias

O índice lisboeta terminou o dia quase sem variação, ao contrário da maioria das bolsas europeias, que avançaram num dia marcado por mais indicadores económicos que garantem algum otimismo na Europa.

Dow Jones volta a abrir no ‘verde’ após recorde da última sessão

A Etsy cai 2,06%, para 184,57 dólares, na sequência de ter reportado os resultados. As receitas da empresa liderada por Josh Silverman superaram as estimativas dos analistas, fixando-se em 551 milhões de dólares, mas o relatório e contas alerta que a venda de produtos na plataforma deverá cair.
Comentários