[weglot_switcher]

PSI 20 afunda quase 4% contagiado pelos receios mundiais em torno da propagação do coronavírus

Durante a semana os mercados têm sido contagiados pelos receios inerentes à propagação do Covid-19 por todo o mundo e a sessão desta sexta-feira espelhou o assombro.
28 Fevereiro 2020, 16h59

O principal índice bolsista português (PSI 20) tombou 3,76%, para 5.765,73 pontos, esta sexta-feira, 28 de fevereiro. Os investidores continuam a revelar-se receosos com os impactos económicos da propagação do coronavírus (Covid-19).

A Sonae Capital e Ramada foram as ações que mais caíram, com perdas de -6,57% e -6,32%, para 0,66% e 5,04 euros, respetivamente. Os títulos do BCP (-5,69%), da Mota-Engil (-5,58%), da Altri (-4,85%) e dos CTT (-4,37%) também contribuíram para o afundanço da bolsa portuguesa.

Durante a semana os mercados têm sido contagiados pelos receios inerentes à propagação do Covid-19 por todo o mundo e a sessão desta sexta-feira espelhou o assombro. Portugal não foi execeção.

Embora já se contabilizem mais de 36 mil pessoas que recuperaram da infeção, contavam-se esta manhã 2.788 mortos na China. Há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan. Em Portugal não há casos positivos registados (a Direção-Geral da Saúde registou 52 casos suspeitos de infeção, 16 dos quais ainda estavam em estudo na quinta-feira).

Segundo a DGS, o risco para a saúde pública em Portugal mantém-se “moderado a elevado”.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.