[weglot_switcher]

PSI 20 cai penalizado pelo setor energético

O principal índice bolsista português perde 0,06%, para 5.406,31 pontos esta terça-feira.
16 Abril 2019, 11h49

O principal índice bolsista português, PSI 20, perde 0,06%, para 5.406,31 pontos esta terça-feira, quando as principais bolsas europeias negoceiam em terreno positivo. “A possibilidade cada vez mais perto de um acordo entre os EUA e a China está a animar os investidores, numa semana de volume inferior ao normal nas bolsas, face às férias da Páscoa”, comentou a sales team leader da corretora XTB, Carla Maia Santos.

As bolsas europeias estão a negociar em alta ligeira, animadas pelos resultados das empresas relativos ao primeiro trimestre do ano. O alemão DAX cresce 0,63%, o britânico FTSE 100 soma 0,35% e o holandês AEX avança 0,30%. Já o espanhol IBEX 35 recua 0,14% e o italiano FTSE MIB desce 0,22%. O francês CAC negoceia ‘flat’.

Em Lisboa, o PSI 20 é penalizado pela Mota-Engil (-0,78%), EDP (-0,46%), EDP Renováveis (-0,35%), Nos (-0,33%) e Galp (-0,31%).

A Galp negoceia em terreno negativo, no segundo dia dos motoristas de matérias perigosas. A greve nacional dos motoristas de matérias perigosas, que começou às 00:00 de segunda-feira, foi convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, por tempo indeterminado, para reivindicar o reconhecimento da categoria profissional específica, tendo sido impugnados os serviços mínimos definidos pelo Governo.

Francisco São Bento, do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) disse à Lusa que a previsão do sindicato é que ao início da tarde os aeroportos de Lisboa e Faro fiquem sem combustível. Ao início da manhã, segundo o SNMMP, cerca de 40% a 50% dos postos e abastecimento já estavam sem combustível. A ANA Aeroportos de Portugal já informou que no Aeroporto de Faro já foram atingidas as reservas de emergência, estando o fornecimento de combustível suspenso, pelas empresas petrolíferas, desde segunda-feira à noite.

O Governo já aprovou a requisição civil para greve dos motoristas de matérias perigosas. Entretanto

No mercado petrolífero, o petróleo está a negociar sem uma tendência definida, numa altura em que se espera pela divulgação das reservas de crude nos Estados Unidos.  Em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, perde 0,10%, para 71,11 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, avança 0,02%, para 63,41 dólares.

Ainda em Lisboa, destaque para os títulos do BCP, um dos pesos pesados do PSI 20, que recua 0,44%, para 0,24 euros.

[Dados das 10h53]

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.