[weglot_switcher]

PSI 20 em alta contraria Europa com Galp Energia a disparar mais de 2,5%

A Galp lidera os ganhos depois de ter anunciado que pretende aumentar anualmente os dividendos em 10% ao longo dos três próximos anos.
22 Outubro 2019, 09h14

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,18%, para 5.025,60 pontos, contrariando a tendência das principais bolsas europeias esta terça-feira, 22 de outubro. Em Lisboa, há nove empresas cotadas a valorizar e outras nove desvalorizam.

Na bolsa nacional, os investidores olham com otimismo a Galp Energia, depois da petrolífera anunciar que os dividendos aos acionistas vão aumentar em 10% por ano até 2021. A empresa soma 2,59%, para 13,86 pontos.

A Galp divulgou também uma atualização estratégica da sua operação, prevendo investir entre 1.000 milhões e 1.200 milhões de euros por ano, com 40% do investimento no longo prazo a ser na transição energética.

Já os lucros dos primeiros nove meses deste ano recuaram 33%, enquanto o lucro do terceiro trimestre desceu 52% para 101 milhões de euros.

O setor das papeleiras e os CTT também contribuem para impulsionar o PSi 20.

Em contraciclo, o BCP, a EDP e a EDP Renováveis travam maiores ganhos da praça nacional.

Entre as principais congéneres europeias, os investidores aguardam por um soft Brexit ou um hard Brexit, isto é, uma saída do Reino Unido da União Europeia com acordo ou sem acordo. A crescente expetativa face à resolução para da guerra comercial também leva os investidores a agir à cautela, sobretudo depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter reafirmado que espera assinar o acordo parcial com Pequim em meados de novembro.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/galp-preve-que-mais-de-40-do-investimento-a-longo-prazo-sera-na-transicao-energet-504178

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.