[weglot_switcher]

PSI encerra no ‘verde’ com grupo EDP na liderança

A bolsa de Lisboa acompanhou os ganhos das praças europeias, ao registar ganhos nesta terça-feira. As cotadas do grupo EDP subiram mais de 1%, assim como o BCP.
mercados Lisboa bolsa traders
13 Agosto 2024, 17h07

A bolsa de Lisboa registou esta terça-feira uma sessão positiva, com o índice PSI a subir 0,45% e a alcançar os 6.585 pontos, em linha com os ganhos que se registaram nas mais importantes congéneres europeias.

O grupo EDP liderou o sentimento, já que as ações da EDP Renováveis valorizaram 1,43%, até aos 14,21 euros, ao mesmo tempo que a EDP se adiantou 1,25% e alcançou os 3,727 euros. Seguiu-se o BCP, ao subir 1,01%, até aos 0,3816 euros, ao passo que a Sonae ganhou 0,88%, para 0,919 euros.

A Corticeira Amorim registou a descida mais acentuada, na ordem de 1,34%, que deixou os títulos a serem negociados nos 8,81 euros.

Entre as praças europeias, o sentimento foi similar, com subidas generalizadas e todas elas inferiores a 1%. Espanha tomou a frente, ao dar um salto de 0,73%, enquanto a Alemanha avançou 0,54% e o índice agregado Euro Stoxx 50 subiu 0,49%. Seguiram-se acréscimos de 0,35% em França, 0,31% no Reino Unido e 0,25% em Itália.

Nas commodities, o Brent cai 1,65% e fica-se pelos 80,94 dólares por barril, ao passo que o crude recua 1,74%, para 78,67 dólares por barril.

No mercado cambial, o euro avança 0,21% face ao dólar, pelo que um euro está a ser negociado por 1,0954 dólares.

As principais praças europeias encerraram a sessão em território verde, o otimismo vindo de Wall Street a reforçar o sentimento”, assinala-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

“Isto após a revelação de que os preços no produtor dos EUA aliviaram o ritmo de subida em julho de forma mais expressiva que o previsto, sinalizando menores pressões inflacionistas a montante da cadeia, o que elevou perspetivas de descida de juros pela Fed”, referem os analistas.

“No seio empresarial, entre os destaques esteve a HelloFresh, que encerrou o dia a ganhar quase 20% após a surpresa positiva no EBITDA e na margem. Já a Grifols recuou mais de 5% depois de um relatório ter revelado falhas contabilísticas numa Due Diligence para possível venda da empresa”, pode ler-se na mesma análise, antes de um olhar ao mercado nacional.

“Em Portugal, o índice nacional acompanhou o sentimento dos congéneres, com o grupo EDP na liderança, a seguir os bons ventos do setor de utilities, que esteve entre os que mais ganhou no Stoxx600″, acrescenta-se ainda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.