[weglot_switcher]

PSI segue no ‘vermelho’ a meio da sessão: Mota-Engil lidera perdas

As principais praças europeias seguem no ‘verde’ a meio da sessão; contudo o índice português não segue esta tendência, penalizado pela Mota-Engil.
10 Setembro 2025, 12h17

A bolsa de Lisboa negoceia em terreno negativo a meio da sessão, com uma descida de 0,23% para 7.670,07 pontos.

A Mota-Engil lidera as perdas, com uma queda de 2,64% para 4,800 euros, seguida da Navigator, que perde 0,91% para 3,266 euros. Os CTT descem 0,83% para 7,20 euros, o BCP desliza 0,56% para 0,7106 euros e a Galp derrapa 0,38% para 15,88 euros.

Em contraciclo, a EDP Renováveis ganha 0,51% para 9,95 euros, a Semapa aumenta 0,45% para 17,88 euros, a REN soma 0,34% para 2,960 euros e a EDP avança 0,32% para 3,733 euros.

As principais praças europeias negoceiam no ‘verde’, com o DAX a aumentar 0,15% para 23.786,00 pontos, o CAC40 ganha 0,56% para 7.793,06 pontos e o IBEX35 sobe 1,25% para 15.211,96 pontos.

O analista de mercados do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro, afirma que “os índices de ações europeus seguem divididos, na véspera da importante comunicação de taxas de juro do BCE, esperando-se que mantenha a taxa diretora para a Zona Euro nos 2%. Ainda assim, nota-se um certo otimismo que vai da Ásia a Wall Street, em parte movido por perspetivas sobre o impacto da Inteligência Artificial, que saíram reforçadas pelo Outlook deixado ontem pela Oracle, bem como pelo crescimento das receitas da TSMC”.

“O retalho é animado pelo disparo da Inditex, com a proprietária da Zara entusiasmada pelo arranque do 3.ºtrimestre. Ainda no seio empresarial, a Alstom é sustentada por uma encomenda. A Rheinmetall também está ativa, depois da Polónia ter referido que abateu drones que cruzaram o seu território durante novo ataque aéreo russo à vizinha Ucrânia. Indicadores de que o mercado laboral dos EUA está mais fraco têm alimentado esperanças de novos cortes de juros pela Fed, jogando a favor dos mercados”, refere o analista.

“Da China chega um cenário deflacionista, tanto nos preços do produtor como no consumidor. Em França Emmanuel Macron nomeou Sebastien Lecornu como novo primeiro-ministro, um aliado de longa data, para tentar aprovar um orçamento num Parlamento dividido, com tomada de posse prevista para hoje”, sublinha.

No mercado do petróleo o texano WTI sobe 0,89% , fixando o preço do barril nos 63,24 dólares e o Brent ganha 0,93% para 67,01 dólares. O gás natural perde 0,42% para 3,10 dólares.

No mercado cambial o euro desvaloriza 0,06% para 1,1702 dólares.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.