Na sala de operações, os mais pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença. Esta é a visão da Vicarious Surgical. Fundada por dois ex-alunos do MIT, Adam Sachs e Sammy Khalifa, esta startup americana criou um pequeno robô com dois braços, que torna as cirurgias abdominais mais rápidas e seguras.
Controlado pelos cirurgiões, o robô começa por fazer uma pequena incisão de apenas 1 centímetro e meio e, depois de entrar no corpo, tem como grande vantagem conseguir mover-se em todas as direções.
Os médicos conseguem ter uma visão de 360 graus através da câmara do robô e de 56 sensores que permitem uma precisão extrema durante o todo o procedimento. No fim, o robô também é capaz de suturar o paciente.
Permitindo reduzir o tempo de cirurgia de 2 para 1 hora, o sistema está sobretudo focado em tornar a cirurgia abdominal mais rápida, fácil e com menor risco. As operações a hérnias, que são milhões todos os anos, são o principal foco da Vicarious.
A startup é financiada por líderes do setor da tecnologia como Bill Gates (Microsoft), Vinod Khosla (Khosla Ventures) e Eric Schmidt (Alphabet/Google).
Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com