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Publicidade em Portugal: investimento cresce e vai chegar aos 640 milhões de euros em 2019

À semelhança do mercado publicitário global, as boas notícias também se estendem ao mercado nacional. Os investimentos publicitários vão crescer em 2019 chegando aos 640 milhões de euros.
3 Janeiro 2019, 16h29

O mercado português está em linha com a tendência geral, registando um acréscimo de mais 5,6% das receitas publicitárias, de acordo com as mais recentes estimativas sobre as tendências do mercado global de publicidade divulgadas hoje pela Magna, unidade de estratégia global do Grupo IPG Mediabrands. Este crescimento levará o mercado publicitário português para os 640 milhões de euros já este ano.

Publicidade nas televisões

O investimento publicitário em televisão continuará a representar a maior parte do total das receitas, cerca de 280 milhões de euros, isto é, 44% do total no próximo ano.

Embora o SVOD (Subscrição de Vídeo On Demand) esteja disponível em Portugal desde 2015, as assinaturas deste serviços continuam a ser pouco expressivas o que tem contribuído para o peso que a TV linear continuar a representar.

As marcas de automóveis, de retalho e de telecomunicações continuam a ser as que mais apostam na publicidade em TV, pelo alcance que continua a garantir em alvos alargados de comunicação.

Investimento no mercado digital

O investimento no digital em Portugal deverá crescer mais 18% em 2019, atingindo 204 milhões de euros, um terço do total do valor global. Dentro do digital, a vertente social ocupa 29%, vídeo 28% e a otimização dos motores de busca (SEO – search engine optimization)10%. Os três fatores continuam a liderar o crescimento, enquanto que o desenvolvimento de melhor projeção em diferentes dispositivos (telemóvel, desktop ou tablet) está em desaceleração (+3%).

O consumo online de títulos impressos aumentou nos últimos cinco anos: 67% leram jornais online e 28% leram revistas online (comparativamente aos 55% e 22%, em 2012), mas as receitas de impressão digital não foram suficientes para substituir as pesadas perdas nas receitas tradicionais de anúncios nos meios em papel (menos 15%, em 2019, e menos 17%, em 2018).

Crescimento a nível mundial 

A mesma agência, prevê um crescimento de 7,2% das receitas publicitárias atingindo no final deste ano os 552 mil milhões de dólares, um valor que representa uma aceleração significativa em relação a 2017. Esta é a maior taxa de crescimento desde 2010, quando o mercado publicitário recuperou após dois anos de recessão, e o segundo mais forte desde 2004 graças à combinação de vários fatores, entre eles o Mundial de Futebol.

No próximo ano, o crescimento na publicidade digital vai cair em cerca de 13%, com o digital a atrair metade do total do investimento publicitário a nível global em 2019.

Em termos de plataformas, o destaque vai sem surpresas para o digital. Os anúncios online representaram um investimento de 251 mil milhões de dólares e uma quota de mercado de 45%, um crescimento impulsionado pelo SEO, video , e redes sociais. O investimento publicitário em anúncios não digitais (como por exemplo a TV, rádio, imprensa e exterior) mantêm-se estáveis ​ nos 301 mil milhões de dólares.

Este ano o investimento publicitário global foi mais forte em países que desfrutam de um ambiente económico robusto como os EUA, a China e a Rússia enquanto a Europa Ocidental acusou um menor crescimento económico e incerteza política, conseguindo ainda assim um crescimento no digital de dois dígitos e um aumento no investimento em TV. São dados créditos ao Campeonato do Mundo de Futebol que alavancou um crescimento interessante na Europa Ocidental de 4,8%.

 

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