[weglot_switcher]

Putin diz que Ucrânia é “questão de vida ou morte” para a Rússia

O presidente russo afirma que a Ucrânia é apenas uma questão tática para o Ocidente.
Reuters
18 Fevereiro 2024, 11h42

O presidente russo garantiu que “o que está a acontecer” na Ucrânia é uma “questão de vida ou morte” para a Rússia, enquanto para o Ocidente é apenas para “melhorar a posição tática”.

“Para o Ocidente, é uma melhoria na sua posição tática. Mas para nós, é o nosso destino, é uma questão de vida ou morte”, afirmou Vladimir Putin num excerto de uma entrevista ao jornalista Pavel Zaroubine hoje publicado nas redes sociais.

O presidente russo considerou importante que tanto os russos como os estrangeiros compreendessem o “quão sensível e importante” é para o país o “que está a acontecer na Ucrânia”.

Putin falou também da sua recente entrevista com o apresentador americano Tucker Carlson, popular entre os conservadores. A entrevista com Carlson foi publicada na noite de 9 de fevereiro, refere a agência Tass.

Uma parte significativa da conversa de duas horas foi dedicada ao conflito ucraniano e às relações da Rússia com os EUA, a Otan e o Ocidente como um todo. O jornalista disse anteriormente que tentou realizar uma entrevista com o líder russo no ano passado, mas foi proibido de fazê-lo pelo governo dos EUA.

Naquela entrevista, a primeira concedida por Vladimir Putin a um meio de comunicação ocidental desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, Putin falou durante mais de duas horas aos americanos e europeus e assegurou que uma derrota da Rússia na Ucrânia é “impossível”, ao mesmo tempo que afirmou estar pronto para dialogar com o Ocidente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.