[weglot_switcher]

Putin propõe aos Estados Unidos prolongamento do acordo nuclear START

O presidente russo diz que já se mostrou disponível para prolongar o tratado START, que limita o número de ogivas nucleares entre os dois países, mas que ainda não obteve resposta.
5 Dezembro 2019, 22h07

O Presidente russo, Vladimir Putin, referiu esta quinta-feira estar preparado para chegar a um compromisso com os Estados Unidos sobre o prolongamento de um acordo decisivo sobre os limites do arsenal nuclear dos dois países.

Ao discursar perante responsáveis militares, Putin disse que a Rússia tem sugerido repetidamente aos Estados Unidos o prolongamento do novo tratado START, que expira em 2021, mas ainda não obteve resposta. “A Rússia está preparada para prolongar imediatamente o novo tratado START, antes do final deste ano, e sem quaisquer pré-condições”.

O pacto, assinado em 2010 pelo Presidente dos EUA Barack Obama e o então Presidente russo Dmitry Medvedev, impõe a cada país a instalação de um limite de 1.550 ogivas nucleares e 700 mísseis e bombardeiros. Putin e outros responsáveis oficiais russos têm repetido as preocupações sobre a relutância de Washington em discutir uma extensão deste tratado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.