O Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico espanhol, através do Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia, anunciou a contratação da PwC para a auditoria de quatro mil processos relacionados com ajudas ao setor energético, num investimento que ultrapassa os cinco milhões de euros.
O objetivo desta parceria é assegurar a verificação e validação de projetos focados em eficiência energética, poupança e energias renováveis, todos financiados por fundos da União Europeia.
O número de processos a serem auditados, após a implementação das iniciativas por parte dos beneficiários dos programas do Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia no âmbito do PRTR, é estimado em 2.291. Somando-se a estes os 1.598 processos inicialmente previstos nos programas do FEDER 2021-2027, o total ascende a 3.889 processos a serem verificados.
A PwC foi escolhida após um concurso no qual competiu com outras três consultoras: EY, Grant Thornton e Oesia-NTT Data, enquanto as empresas DS Green Transition e Mazars não avançaram na fase final.
Um dos principais programas que o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia gere atualmente é o DUS 5000, que oferece ajudas para investimentos em projetos de energia limpa em municípios que enfrentam desafios demográficos.
Neste programa, estão registados cerca de três mil processos, cuja fase de avaliação está quase concluída. No entanto, há uma acumulação significativa de 1.245 processos que necessitam de verificação urgente, com prazos a serem cumpridos até ao final de 2026.
O contrato com a PwC, que visa prestar serviços de consultoria e assistência técnica para a validação dessas ajudas, poderá abranger investimentos que superam os 6.500 milhões de euros apenas no âmbito dos projetos do PRTR.
A duração deste contrato será de quatro anos, estendendo-se até dezembro de 2029.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com