O CEO da Amazon Web Services (AWS) subiu para palco da maior conferência da tecnológica para anunciar o Amazon Q, um chatbot alimentado por Inteligência Artificial (IA) Generativa destinado a empresas.
No fundo, o Q é a resposta da AWS ao ChatGPT da OpenAI. Ainda assim, quase que se pode dizer que o Q vem com um atraso significativo. É que o ChatGPT prepara-se para celebrar o seu primeiro aniversário esta quinta-feira, 30 de novembro, e já é amplamente utilizado no mundo.
Esta é, para a AWS e para o mundo tecnológico, uma das apresentações que vão marcar o próximo ano.
Segundo explicou Adam Selipsky, o Q pode ser alinhado a vários modelos de negócios. “Os clientes conseguem ter respostas rápidas e relevantes para perguntas urgentes, mas também gerar conteúdo e tomar decisões conscientes”, adiantou o CEO perante uma plateia cheia para o ouvir.
No fundo, o Amazon Q auxilia os trabalhadores nas suas tarefas e aceleração o tempo de decisão e a resolução de problemas. Outros pontos fortes, segundo o CEO, é que a IA Generativa vai ajudar a aumentar a criatividade e a inovação nas empresas.
Tal como o primogénito chatbot assente em IA Generativa, o Amazon Q podem ajudar empresas de várias áreas, nomeadamente finanças e recursos humanos, passando por vendas ou marketing.
De forma a ajudar transversalmente as empresas, o Q utiliza diversas fontes de dados, incluindo o Amazon S3, Dropbox, Google Drive, Microsoft, Salesforce ou Zendesk.
A jornalista viajou a convite da Amazon Web Services.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com