[weglot_switcher]

Qatar Airways apresenta lucro líquido de 962 milhões de euros

As receitas do grupo Qatar Airways ficaram em 10,3 mil milhões de euros e o EBITDA atingiu os 2,78 mil milhões de euros.
3 Novembro 2023, 12h39

O grupo Qatar Airways teve um lucro líquido de 962 milhões de euros no primeiro semestre do ano fiscal de 2023/24, mais 113,8% face ao ano anterior. As receitas ficaram em 10,3 mil milhões de euros, mais 7,4%.

Já as receitas de passageiros subiram 28,5%, face ao período homólogo, os fatores de carga aumentaram 83,3%, gerando rendimentos mais elevados de 3,6%.

O total de passageiros ficou em 19,078 milhões mais 22,5%, face ao período homólogo. A companhia aérea sublinhou que possui cerca de 150 aviões encomendados para dar resposta a esta crescente procura de passageiros e de carga.

EBITDA sobe quatro pontos

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, e amortização (EBITDA) teve uma melhoria, no primeiro semestre, de 4,9 pontos percentuais para os 2,78 mil milhões de euros.

A Qatar Airways elencou uma série de desafios que enfrenta como “tensões geopolíticas em várias partes do mundo” que teme poder causar “impacto na procura” de viagens aéreas por parte dos passageiros e “criar potenciais restrições operacionais”.

A companhia aérea realça que a “maior preocupação” está ligada ao custo do combustível referindo que as flutuações das taxas de câmbio resultantes do fortalecimento do dólar americano “tiveram impacto no desempenho” até à data.

“O Grupo Qatar Airways é um negócio único que continua a ter um desempenho ao mais alto nível na indústria da aviação. O Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA Qatar 2022 criou uma base muito sólida sobre a qual se pode construir a ambição do Qatar de crescer como um destino turístico líder no Médio Oriente, um destino que se concentra no requinte, na cultura, no valor e no serviço ao cliente, sendo, portanto, um destino orientado para a família. Os resultados intercalares deste ano indicam que o grupo está a caminhar para outro ano muito forte, que se baseia em mais de 2,58 mil milhões de euros de lucros acumulados nos dois anos anteriores”, disse o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker.

Em março, a companhia aérea anunciou novas rotas onde se inclui Chittagong, Juba, Kinshasa, Lyon, Medan, Toulouse e Trabzon, sendo que a maioria já se iniciaram. A isto junta-se o regresse de 11 destinos (Pequim, Birmingham, Buenos Aires, Casablanca, Davao, Marraquexe, Nice, Osaka, Phnom Penh, Ras Al-Khaimah e Tóquio Haneda), e até 10 novos destinos para 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.