Qual a Liga mais desequilibrada da Europa? Só a Premier League supera o campeonato português

Estudo da Universidade Europeia analisou as últimas quatro épocas desportivas das competições nacionais de futebol, tendo por base a observação das dimensões pontuação, resultados e golos marcados e sofridos de todas as equipas envolvidas.

Carl Recine/Reuters

Apenas a Premier League superou o campeonato português de futebol como o mais desequilibrado da Europa, de acordo com o estudo “o equilíbrio competitivo no futebol em Portugal e nas Big#5”,  do Observatório do Futebol da Universidade Europeia divulgado esta segunda-feira.

Em análise esteve a comparação do equilíbrio competitivo da Liga portuguesa com os principais campeonatos europeus, Espanha (La Liga), Inglaterra (Premier League), Itália (Serie A), Alemanha (Bundesliga) e França (Ligue 1), tendo como base as dimensões pontuação, resultados e golos marcados e sofridos de todas as equipas envolvidas nas competições.

O estudo concluiu que a Premier League é a competição onde foi notório um maior desequilíbrio na época anterior. Em sentido inverso, surge a liga espanhola como sendo a competição que revelou maiores níveis de competitividade na última temporada, logo seguida pelo campeonato italiano.

Analisando o equilíbrio competitivo global nas últimas quatro épocas dos campeonatos observados neste estudo da Universidade Europeia, concluiu-se que desde a época 2015/2016 que a liga inglesa “tem perdido competitividade, sendo atualmente menos competitiva” do que a liga portuguesa.

Olhando para a pontuação da última época, a Premier League foi a competição onde o clube campeão (Manchester City) faz mais pontos por jogo (2.58) apesar da diferença para o segundo classificado ser a menor (0.03 pontos por jogo).

Quanto a Portugal, o campeão (SL Benfica) faz mais pontos por jogo (2.56) e no qual a diferença para o segundo classificado é menor (0.06 pontos por jogo). Cenário idêntico ao da liga alemã. Contudo, a liga portuguesa é a que regista maior diferença entre o primeiro e o quinto classificados, ao contrário do campeonato italiano que obteve uma diferença menor.

Na distância entre o primeiro e último classificado, a liga espanhola, tem sido a mais consistente em termos de pontuação ao longo das últimas quatro épocas, obteve a menor diferença (1.45 pontos por jogo), que no caso da liga inglesa é muito superior (2.16 pontos por jogo).

O estudo conclui que, “depois de ter sido a liga mais competitiva há três anos, nos últimos dois a liga portuguesa perdeu competitividade”.

Ler mais
Relacionadas

PremiumFinais da Champions e da Liga Europa: O Brexit ao contrário

Duas finais europeias, quatro equipas inglesas (três das quais londrinas): Champions e Liga Europa. Nunca se viu nada assim no ‘Velho Continente’. A Premier League tomou a Europa de ‘assalto’ e gera receitas ímpares. A maior ameaça ao modelo de negócio é interna.
Recomendadas

Liga NOS tem mais 24,8 milhões de seguidores esta época. Reforços do Sporting CP lideram nas redes sociais

Num estudo que apenas abrange os novos jogadores que chegam à Liga NOS na época 2019/20, é possível constatar que os reforços dos ‘leões’ contribuem com 7,1 milhões de seguidores nas redes sociais, com Jesé Rodríguez a trazer a maior fatia de adeptos

Félix ou Félis? Calma, o João explica

Félis e Félix. A questão sobre como se pronuncia o apelido do internacional português que alinha pelo Atlético de Madrid continua a gerar controvérsia nas redes sociais.

“Benfica já levou alguns ’embrulhos’ de Jorge Mendes”

Na última edição do ‘Jogo Económico’, Luís Miguel Henrique analisou a relação dos três grandes com o ‘super-agente’ Jorge Mendes. Apesar da relação privilegiada de Mendes com as ‘águias’, o clube da Luz já levou alguns ‘barretes’, defende o advogado e consultor.
Comentários