[weglot_switcher]

Quando o nosso lar já não é (muito) doce

Com a chegada do tempo mais frio e chuvoso, muitas famílias começam a queixar-se de problemas de humidade em casa. Além das manchas escuras na parede, sente-se, por vezes, um incomodativo cheiro a bafio.
casa habitação rendas crédito à habitação
23 Outubro 2024, 07h45

Com a chegada do tempo mais frio e chuvoso, muitas famílias começam a queixar-se de problemas de humidade em casa. Além das manchas escuras na parede, sente-se, por vezes, um incomodativo cheiro a bafio.

O que deve saber sobre este problema e como agir:

Humidade infiltrada (chuva)

Descrição: o aparecimento de manchas amarelas na parede, de diferentes tamanhos, pode dever-se à infiltração de água da chuva. Se o problema não for tratado, a mancha tende a escurecer devido à criação de bolor. Piora após chuvas intensas e seca mais no tempo quente. Solução: se a causa for uma fissura na parede ou telhado, pode ser tapada com mástique. Caso não consigam identificar o ponto de entrada, apliquem um revestimento exterior em material impermeável ou uma tinta especial, após substituição dos materiais danificados.

Humidade de condensação

Descrição: manchas de humidade com aspeto irregular nas paredes ou teto, sobretudo nos cantos e durante o inverno. Por vezes, surgem bolores e cheiro a bafio. Solução: ventile a casa com frequência, abrindo as janelas. Reduza a produção de vapor de água, através da diminuição da temperatura da água do banho, por exemplo. Tape as panelas quando cozinha e ligue o exaustor. Evite secar roupa no interior das divisões. Caso seja preciso fazê-lo, use um aquecedor e ventile a divisão. Se, mesmo com a ventilação, a humidade persistir, recorra a um desumidificador elétrico.

Humidade ascendente

Descrição: manchas que, regra geral, sobem a partir do chão. No exterior da habitação, pode ocorrer a formação de salitre ou musgo. No interior, podem aparecer bolores, fissuras ou as paredes ficarem húmidas. Solução: deve-se a problemas de construção ou à água dos solos. Será necessário introduzir materiais impermeáveis, o que implica obras, ou injetar substâncias hidrófugas nas paredes.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.