Há já diversos anos que a divisão Network Management & Organization da Dachser, um dos líderes mundiais no setor da logística e transporte de mercadorias, conduz investigações com o projeto-piloto de um reboque solar, implementado localmente perto do Centro Logístico de Ulm, na Alemanha.
Mas, foi em abril deste ano que a empresa conseguiu reforçar a sua investigação, juntando-se ao Fraunhofer Institute for Solar Energy, o maior instituto de investigação de energia solar da Europa, sobre a otimização da utilização de energia, através do protótipo, que se traduz na instalação de painéis fotovoltaicos no telhado de um reboque.
A intenção desta parceria passa por descobrir quanta energia é que estes painéis podem gerar durante um ano, de forma a contribuir para a melhoria da sustentabilidade ambiental da empresa e da sua pegada ecológica.
Para tal, as duas entidades instalaram o protótipo num reboque, colocando sobre ele uma unidade de armazenamento de bateria, painéis solares, aquecimento no compartimento de carga, sensores de temperatura e um sistema de controlo.
Maxie Beutler, responsável pelos testes, refere que “dependendo da quantidade de sol que recebem, os painéis geram até 1 700 watts. Com a energia dos painéis fotovoltaicos e da unidade de armazenamento, a temperatura no compartimento de carga é mantida estável a dois graus celsius”.
Os resultados deste projeto irão mostrar o potencial da energia solar gerada em viagem. “Claro que isso ainda é puramente especulativo, mas se pudéssemos usar a energia solar durante uma fase posterior de desenvolvimento, ou seja, em unidades de refrigeração, camiões industriais ou tecnologias de acionamento alternativas, isso contribuiria significativamente para melhorar a sustentabilidade ambiental”, continua Beutler.
Matthieu Ebert, líder do projeto na Fraunhofer ISE acredita que é ao gerar, armazenar e usar energia solar em movimento, que estão a conjugar o transporte com a produção de energia. “A tentativa de combinar as tecnologias de duas indústrias é sempre um desafio, mas neste projeto estamos a colaborar de forma construtiva em soluções inovadoras”, conclui Ebert.
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