[weglot_switcher]

Quantas pessoas estão na praia? Esta app diz-lhe onde pode estender a toalha no verão

A aplicação Posso Ir vai dar informações sobre o nível de ocupação das praias, assim como sobre o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância, e as infraestruturas disponíveis.
  • Praia Dona Ana, Lagos
3 Junho 2020, 08h51

Os portugueses vão ter mais uma aplicação digital para saber em que praia podem estender a toalha este verão, cumprindo as regras de distanciamento social devido à Covid-19.

A aplicação “Posso ir?” e a Deco Proteste juntaram para criar esta aplicação, que conta com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que faz o “reporte oficial do nível de ocupação com base nas informações fornecidas pelos concessionários das praias”.

A aplicação está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android, através da App Store e da Play Store.

Esta aplicação vai proporcionar toda a “informação oficial das praias, através dos seus concessionários”, através da Agência Portuguesa do Ambiente. Em parceria com a Deco Proteste, esta aplicação “informará ainda sobre o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância, e as infraestruturas disponíveis”.

A própria Agência Portuguesa do Ambiente já lançou uma aplicação com a lotação das praias com o nome de Info Praia.

A aplicação “Posso ir?” foi criada durante a pandemia da Covid-19 pelo grupo Tech4Covid19 para “ajudar a dar resposta às normas de distanciamento social”.

Nesta aplicação, os utilizadores podem consultar e dar informação sobre o “nível de ocupação dos estabelecimentos comerciais e dos espaços públicos, evitando que se dirijam aos que registam maior afluência, promovendo, assim, o distanciamento social e ajudando a população a sair de casa em maior segurança”, segundo o comunicado.

A aplicação conta com o financiamento da Fundação Gulbenkian e da Fundação EDP, garantindo, assim, a “continuidade do projeto na mitigação dos efeitos da covid-19”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.