[weglot_switcher]

Quantico investiu 150 milhões a reabilitar 13 prédios residenciais

Carlos Vasconcellos, ex-quadro da PT, apostou na reabilitação urbana de luxo em Lisboa, Cascais e Porto, onde diz que há um universo de 25 mil imóveis “premium” por reabilitar.
3 Fevereiro 2019, 12h00

Os projetos de luxo de reabilitação urbana são uma história de sucesso no segmento das habitações “premium”, captando investimentos elevados, sempre recompensados por vendas com valores avultados e procurados por uma percentagem considerável de compradores estrangeiros. Carlos Vasconcellos, empresário e presidente da sociedade imobiliária Quantico – ex-quadro da Portugal Telecom – apostou neste segmento em 2013 e já investiu 150 milhões de euros na reabilitação de 13 prédios residenciais com um total de 250 apartamentos, estimando que o universo imobiliário “premium” que pode ser objeto de intervenções de reabilitação em Lisboa e no Porto, seja da ordem dos “25 mil imóveis”. Boa parte do investimento feito pela Quantico foi concretizado em parceria com o fundo imobiliário luxemburguês Albatross. E o montante médio das transações concretizadas (em contratos de compra e venda) pela Quantico foi da ordem dos 600 mil euros, adianta Carlos Vasconcellos.

“Existem em Portugal cerca de cinco milhões de casas/apartamentos. Destes, cerca de 30% estão em mau estado e necessitam de obras de reabilitação. Chegamos assim ao número de 1,5 milhões de imóveis para reabilitar em todo o país. No entanto, apenas uma pequena fracção destes tem características e localização que se enquadram no segmento do luxo ou alta qualidade. Não há números precisos, mas podemos estimar que em Lisboa e Porto existam cerca de 25 mil imóveís que poderão ser incluídos nesta categoria”, diz o presidente da Quantico.

Atualmente, a empresa tem em venda três projectos de reabilitação urbana de topo, em Lisboa, o “Santa Marta 32” (no qual só há três unidades livres), o “Alecrim 15” (que já está 50% vendido) e o “Casal Ribeiro 26” (que tem cerca de 60% dos apartamentos vendidos). “Em breve, vão ser lançadas as vendas de mais dois projectos desenvolvidos pelo Fundo Albatross, o ‘Santa Engrácia’ em Lisboa e o ‘Sampaio Bruno’ no Porto”, refere.

Entre as localizações de Lisboa, Cascais e Porto com maior procura neste segmento, Carlos Vasconcellos considera que o maior afluxo é dirigido para os bairros históricos de Lisboa e Porto, colocando num plano imediato as zonas lisboetas das Avenidas Novas, Lapa, Estrela, Saldanha e, mais recentemente, do Beato e Alcântara. No Porto, para além do centro e da Foz, há procura crescente pelas Antas, Boavista, Foz Velha, Cedofeita e Matosinhos.

O fundo de investimento Albatross disponibilizou 100 milhões de euros para serem aplicados “total e exclusivamente pela joint-venture Quantico-Albatross”, refere, explicando que foram investidos na reabilitação urbana de três prédios em Lisboa e dois no Porto. No entanto, o futuro não terá tantas oportunidades porque – diz –  “o mercado de reabilitação deste segmento está hoje pouco atractivo, pois é difícil encontrar boas localizações a preços que consideramos correctos”. No segmento de reabilitação médio/alto, a Quantico tem aproximadamente 50% de clientes estrangeiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.