[weglot_switcher]

Quase metade dos portugueses optou por não fazer festas de aniversário devido à Covid-19

Dos inquiridos que participaram em festas de aniversário, 88% fizeram-no em casa, 9% num parque/jardim público e apenas 3% num restaurante.
11 Agosto 2021, 18h20

A pandemia de Covid-19, e as consequentes restrições, acabou por afetar a maioria dos portugueses, até na hora de celebrarem aniversários. Segundo um estudo elaborado pela Fixando, seis mil utilizadores afirma que, desde o início da pandemia, 47% dos portugueses optou por não fazer festas de aniversário.

Dos inquiridos que participaram em festas de aniversário, 88% fizeram-no em casa, 9% num parque/jardim público e apenas 3% num restaurante. Houve ainda um esforço em evitar reunir muitos amigos e familiares, com 18% dos inquiridos a celebrar o aniversário apenas com o seu agregado familiar e 16% a reduzir significativamente o número de convidados em relação aos anos anteriores.

Os inquiridos revelam também ter noção dos riscos inerentes ao convívio social, com 54% a considerar “inseguras” as festas de aniversário em espaços fechados. Quando realizadas no exterior, o número desce para 21%. De forma a minimizar estes riscos, a utilização de máscara durante estes festejos é a medida que reúne maior aceitação, com 39% dos portugueses a considerar a medida “adequada” e 30% a concordar com a testagem de todos os convidados. Por outro lado, 30% dos inquiridos acredita não ser necessária “qualquer medida de proteção”.

Outra das conclusões do mesmo estudo diz respeito ao consumo, onde também se verificam alterações nos hábitos dos portugueses. Antes da pandemia, cada inquirido gastava, em média, 152 euros na sua festa de aniversário, valor que caiu para os 96 euros. A plataforma online de contratação de serviços verificou ainda que “o aluguer de insufláveis, o segundo serviço mais contratado para estes eventos (15%) logo a seguir ao fabrico de bolos de aniversário (38%), registou em 2021 uma quebra na ordem dos 74% face a 2019. Também a procura de locais para eventos caiu 66% durante o mesmo período.”

No âmbito dos mais jovens, 61% dos inquiridos assume que a pandemia tem um impacto “muito negativo” no bem-estar das crianças. O inquérito revela que 59% das festas de aniversário de crianças foram impactadas, 43% das quais a não se realizarem e mais de metade a sofrer uma redução no número de convidados e alterações na escolha do espaço do evento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.