[weglot_switcher]

Quase todos os portugueses querem manter teletrabalho pelo menos um dia por semana, conclui estudo

Consultora imobiliária JLL divulgou um inquérito feito a 1.100 profissionais. Agenda flexível e mais tempo para a família são algumas das vantagens do teletrabalho.
19 Maio 2020, 17h07

Apesar de até aqui não ser uma prática tão comum nalgumas empresas, o teletrabalho tem vindo a revelar-se uma fórmula de sucesso de tal forma que quase todos os portugueses (95%) querem continuar a trabalhar a partir de casa pelo menos um dia por semana. Esta é uma das principais conclusões do estudo “Remote Work em Portugal”, apresentado pela consultora imobiliária JLL esta terça-feira, 19 de maio.

O inquérito foi feito a 1.100 profissionais, mas também as empresas se mostraram preparadas para esta mudança, com 86% dos inquiridos a considerar que as suas empresas se adaptaram totalmente ao teletrabalho.

Entre as principais vantagens do teletrabalho apontadas pelos profissionais estão a poupança de tempo nas deslocações (32%), não ter as interrupções constantes do escritório (27%) uma agenda flexível (25%), e mais tempo para a família (13%).

O teletrabalho é visto por 71% dos inquiridos como algo que pode contribuir para uma melhoria no seu desempenho profissional, sendo que 69% consideram que esta forma de trabalhar não impede a progressão na carreira e 57% dizem mesmo que reduz o stress.

Maria Empis, responsáveis de Soluções Estratégicas da JLL Portugal, acredita que “a pandemia veio acabar com alguns estigmas que existiam e acelerar a massificação do teletrabalho, uma realidade que mais cedo ou mais tarde acabaria por acontecer. “A transformação digital é a chave essencial para esta mudança. A pandemia veio “apenas” acelerar a mudança de mentalidade”, diz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.