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Quase três mil consumidores fizeram queixas dos condomínios este ano

A Deco explica ainda que no caso de obras abusivas, as câmaras municipais são a primeira linha da solução, enquanto nos casos de ruído (entre as 22 horas e as 7 horas), “a PSP é a entidade a contactar”. 
26 Maio 2020, 16h43

Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial dos Vizinhos, e como tal, a Deco Proteste relembra que no ano passado foram contacto por 7.052 consumidores com dúvidas e problemas que se prendem com a gestão das partes comuns, divisão de despesas e dívidas dos condóminos.

De acordo com os dados recolhidos pela Deco, só este ano, 2.962 consumidores já recorreram à linha de atendimento da organização de defesa do consumidor por razões idênticas.

“Quando um condómino ultrapassa os limites, o administrador deve tomar a iniciativa de falar com ele. Se a situação não ficar resolvida o administrador deve expor a situação, por carta registada com aviso de receção. Mas se ainda assim o condómino insistir na mesma conduta, qualquer morador pode denunciar a situação”, avança a Deco Proteste em resposta às milhares de questões.

A Deco explica ainda que no caso de obras abusivas, as câmaras municipais são a primeira linha da solução, enquanto nos casos de ruído (entre as 22 horas e as 7 horas), “a PSP é a entidade a contactar”.

Ainda assim, a associação reafirma que “prevenir continua a ser o melhor remédio” e que “o condomínio deve tentar criar regras que protejam os interesses de todos”. Após um conflito, os condóminos podem incluir no regulamento regras que “proíbam comportamentos semelhantes aos que estiveram na origem do desentendimento”.

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