Quatro portugueses distinguidos entre 50 bolseiros do ERC pelo programa ‘Horizonte 2020’

Os projetos selecionados liderados por investigadores portugueses recebem cada um 150 mil euros ao abrigo das subvenções de ‘Prova de Conceito’, que são financiadas pelo programa de investigação e inovação da União Europeia.

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) atribuiu um financiamento complementar a quatro portugueses, que integram um grupo de 50 bolseiros ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito, com o objetivo de explorar o potencial comercial ou social dos resultados da investigação de fronteira financiada pelo ERC.

Estas subvenções são financiadas pelo programa ‘Horizonte 2020’, de investigação e inovação da União Europeia. Os projetos selecionados e liderados por investigadores portugueses, vão receber 150 mil euros cada um, ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito, foram:

CAPSEL – Integração de películas finas capacitadoras, termoelétricas e fotovoltaicas para conversão e armazenamento eficiente de energia, pela investigadora, Isabel Maria Mercês Ferreira, e cuja
instituição de acolhimento será a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

WEAR – Bases neurais de arrancamento em subcircuitos de gânglios basais, do investigador Rui Manuel Marques Fernandes da Costa, e cuja instituição de acolhimento vai ser a Fundação Champalimaud.

VeCare – Princípios de mapeamento vascular orientados por polaridade axial, do investigador Cláudio Franco, que irá para o instituto de Medicina Molecular.

Inanovac4cancer – Nanovetores de silicone poroso multiestados e multifuncionais para teragnósticos direcionados, do investigador: Hélder Almeida Santos, cuja a instituição de acolhimento será a universidade de Helsínquia.

Desde 2011, mais de 800 beneficiários através da Prova de Conceito e no qual se podem candidatar todos os anos numa das três fases do concurso. Esta segunda-feira foi lançada a segunda fase, onde foram avaliadas 130 candidaturas por parte da ERC, sendo o orçamento de 2018 para as três fases do concurso, de 20 milhões de euros.

Ler mais
Recomendadas

Galpgate. Ex-secretários de Estado poderão ser acusados no âmbito das viagens ao Euro 2016

A juíza Cláudia Pina, do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, recusou o pedido de suspensão provisória do processo. O processo-crime contra os ex-secretários de Estado, Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira e contra o ex-assessor de António Costa e poderão ser acusados pelo crime de recebimento indevido de vantangem.

Porto de Sines bate novo recorde nos contentores

De acordo com a Administração do Porto de Sines, além do fecho em alta previsto para 2018, as perspetivas para o próximo ano são bastante positivas. Desde o início deste ano até à passada quarta-feira, o terminal de contentores do porto de Sines movimentou 1.669.295 TEU.

Adalberto Campos Fernandes convidado para consultor da Santa Casa

Adalberto Campos Fernandes deverá aceitar o convite para trabalhar, na qualidade de consultor, com a administração liderada pelo Provedor da SCML, Edmundo Martinho, que assumiu o mandato em novembro de 2017.
Comentários