Quatro portugueses distinguidos entre 50 bolseiros do ERC pelo programa ‘Horizonte 2020’

Os projetos selecionados liderados por investigadores portugueses recebem cada um 150 mil euros ao abrigo das subvenções de ‘Prova de Conceito’, que são financiadas pelo programa de investigação e inovação da União Europeia.

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) atribuiu um financiamento complementar a quatro portugueses, que integram um grupo de 50 bolseiros ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito, com o objetivo de explorar o potencial comercial ou social dos resultados da investigação de fronteira financiada pelo ERC.

Estas subvenções são financiadas pelo programa ‘Horizonte 2020’, de investigação e inovação da União Europeia. Os projetos selecionados e liderados por investigadores portugueses, vão receber 150 mil euros cada um, ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito, foram:

CAPSEL – Integração de películas finas capacitadoras, termoelétricas e fotovoltaicas para conversão e armazenamento eficiente de energia, pela investigadora, Isabel Maria Mercês Ferreira, e cuja
instituição de acolhimento será a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

WEAR – Bases neurais de arrancamento em subcircuitos de gânglios basais, do investigador Rui Manuel Marques Fernandes da Costa, e cuja instituição de acolhimento vai ser a Fundação Champalimaud.

VeCare – Princípios de mapeamento vascular orientados por polaridade axial, do investigador Cláudio Franco, que irá para o instituto de Medicina Molecular.

Inanovac4cancer – Nanovetores de silicone poroso multiestados e multifuncionais para teragnósticos direcionados, do investigador: Hélder Almeida Santos, cuja a instituição de acolhimento será a universidade de Helsínquia.

Desde 2011, mais de 800 beneficiários através da Prova de Conceito e no qual se podem candidatar todos os anos numa das três fases do concurso. Esta segunda-feira foi lançada a segunda fase, onde foram avaliadas 130 candidaturas por parte da ERC, sendo o orçamento de 2018 para as três fases do concurso, de 20 milhões de euros.

Ler mais
Recomendadas

Sonae Sierra: projeto de renovação do CascaiShopping eleito o melhor da Europa

O projeto de renovação, que contou com um investimento de 14 milhões, e do centro comercial que conta com 73.800 m2 de Área Bruta Locável (ABL), 199 lojas distribuídas por dois pisos, 40 restaurantes, sete salas de cinema (uma delas IMAX) e o inovador “Cascais Kitchen”.

Monte da Ravasqueira: Das adegas alentejanas para as mesas da China e dos EUA

Negócio de vinhos do Grupo José de Mello isolou as exportaçõese a criação de valor como vetores de desenvolvimento. No ano passado,o volumede negócios disparou 30%e a tendência mantém-se positiva em 2019.

Clientes são os vencedores do ‘confronto’ entre FinTech e a banca

Com a aposta no digital, a banca segue o exemplo das FinTech em identificar soluções para resolver as exigências dos clientes.
Comentários