O Conselho Europeu de Investigação (ERC) atribuiu um financiamento complementar a quatro portugueses, que integram um grupo de 50 bolseiros ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito, com o objetivo de explorar o potencial comercial ou social dos resultados da investigação de fronteira financiada pelo ERC.
Estas subvenções são financiadas pelo programa ‘Horizonte 2020’, de investigação e inovação da União Europeia. Os projetos selecionados e liderados por investigadores portugueses, vão receber 150 mil euros cada um, ao abrigo das subvenções de Prova de Conceito, foram:
CAPSEL – Integração de películas finas capacitadoras, termoelétricas e fotovoltaicas para conversão e armazenamento eficiente de energia, pela investigadora, Isabel Maria Mercês Ferreira, e cuja
instituição de acolhimento será a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
WEAR – Bases neurais de arrancamento em subcircuitos de gânglios basais, do investigador Rui Manuel Marques Fernandes da Costa, e cuja instituição de acolhimento vai ser a Fundação Champalimaud.
VeCare – Princípios de mapeamento vascular orientados por polaridade axial, do investigador Cláudio Franco, que irá para o instituto de Medicina Molecular.
Inanovac4cancer – Nanovetores de silicone poroso multiestados e multifuncionais para teragnósticos direcionados, do investigador: Hélder Almeida Santos, cuja a instituição de acolhimento será a universidade de Helsínquia.
Desde 2011, mais de 800 beneficiários através da Prova de Conceito e no qual se podem candidatar todos os anos numa das três fases do concurso. Esta segunda-feira foi lançada a segunda fase, onde foram avaliadas 130 candidaturas por parte da ERC, sendo o orçamento de 2018 para as três fases do concurso, de 20 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com