Quem é Vera Daves, a primeira mulher a liderar as Finanças de Angola?

Já substituiu Archer Mangueira na Comissão de Mercados e Capitais e agora foi nomeada para o cargo de ministra das Finanças de Angola.

A primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola, Vera Daves, é descrita como “muito disciplinada, técnica bem preparada e competente”. No último congresso extraordinário do MPLA passou a integrar o Bureau Político do partido no Poder.

Vera Daves já substituiu, anteriormente, Archer Mangueira na Comissão de Mercados e Capitais e após as eleições de 2017 foi nomeada secretária de Estado e agora foi nomeada ao cargo de ministra das Finanças angolana, substituindo-o, após decreto presidencial emitido a 8 de outubro, pela Casa Civil.

De seu nome completo Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, a nova ministra nasceu em Luanda e é licenciatura em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN). Tem ainda várias formações na área de finanças, gestão e liderança.

Na sua experiência profissional contabiliza passagens, de setembro de 2016 a outubro de 2017, como presidente da Comissão de Mercado de Capitais. Antes, de 2014 – 2016, foi a administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais.

A governante foi técnica de Finanças na Sonangol ESSA, directora do Gabinete de Produtos e Research do Banco Privado Atlântico e docente da cadeira de Mercados Financeiros no MBA Executivo promovido pela Católica Business School Alliance, assim como professora de Finanças Públicas e Integração Económica na Faculdade de Economia da UCAN.

Vera Daves ganhou visibilidade como comentadora económica em diversos órgãos de comunicação social, com destaque para a TPA (Programa Bom Dia Angola), Rádio Mais e Revista Rumo. É ainda co-autora de um livro sobre Finanças Públicas.

Por Edjaíl dos Santos

Ler mais
Recomendadas

PremiumCEO da Unicre: “Depois do Porto, estamos em conversas para pagamento ‘contactless’ nos transportes em Lisboa”

Pioneira nos cartões de crédito em Portugal, a Unicre lança um ‘rebranding’ para salientar a base digital, atrair clientes jovens e abrir portas a mercados internacionais, revela o presidente da empresa, João Baptista Leite.

15 Medidas do Orçamento do Estado 2020 que afetam as suas finanças

Ainda não foi aprovado o Orçamento do Estado 2020, mas já se conhecem algumas das medidas em discussão para serem implementadas este ano, nomeadamente no que diz respeito aos impostos e outros benefícios fiscais e contribuições.

IRS: Calcule aqui o seu salário líquido de 2020

Isenções para quem ganha até 659 euros por mês. Contribuintes solteiros, sem filhos, que ganhem até 685 euros brutos vão descontar menos 412 euros por ano. Veja aqui as simulações e calcule quanto vai receber.
Comentários