[weglot_switcher]

Quem vai suceder a Powell na Fed? Antigo conselheiro de Trump é o favorito

O mandato do atual presidente da Fed termina em maio do próximo ano mas a discussão já domina a atualidade nos EUA. Antigo conselheiro de Trump, responsável pela resposta à pandemia de Covid-19, é apontado como favorito.
Crédito: Reuters
Crédito: Reuters
3 Dezembro 2025, 10h57

O Polymarket, o maior mercado de previsão do mundo, coloca Kevin Hassett como o favorito a suceder a Jerome Powell como próximo presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). Apesar do mandato do atual presidente terminar em maio de 2026, a discussão em torno do sucessor de Jerome Powell já está a dominar a atualidade nos EUA.

Nesta altura, os apostadores colocam atribuem a Kevin Hassett com 13% de possibilidades de poder vir a ser o sucessor de Jerome Powell à frente da Fed, sendo mobilizado um volume de 573 mil dólares (491 mil euros à taxa de câmbio atual) nessa hipótese.

Com maior chance surge a possibilidade de não existir uma decisão sobre o próximo presidente da Fed até dezembro (83%), para a qual é mobilizado um volume de 2,2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros).

Kevin Hassett acaba por ser a única opção por parte dos apostadores para ocupar a liderança da Fed. Isto porque nomes como Kevin Warsh, Scott Bessent (atual secretário do Tesouro norte-americano), surgem com 1% de chance de liderar a Reserva Federal norte-americana.

Com menos de 1% de possibilidades, de acordo com o Polymarket, estão nomes como Chris Waller, Michelle Bowman, Rick Rieder, Arthur Laffer, Larry Kudlow, Judy Shelton, Ron Paul, Chamath Palihapitiya, Howard Lutnick (atual secretário do Comércio), Elon Musk (dono da Tesla), e Roger W. Fergunson Jr..

De acordo com a CNBC, Kevin Hassett faz parte do lote de possíveis sucessores de Jerome Powell, numa lista onde constam também os nomes de Christopher Waller, Michelle Bowman, Kevin Warsh e Rick Rieder.

Questionado no programa da CBS, Face the Nation, sobre o facto de ser um dos possíveis sucessores de Jerome Powell, Kevin Hassett mostrou-se “muito honrado” por estar num grupo de “grandes candidatos”. Em declarações à Fox News, Kevin Hassett, referiu também que num cenário em que o Presidente norte-americano, Donald Trump o escolha como próximo presidente da Fed ele ficaria “contente em servir”.

Trump mantém mistério sobre próximo presidente da Fed

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem mantido o mistério sobre a identidade do sucessor de Jerome Powell. Em declarações à comunicação social o governante norte-americano já tinha afirmado que “sabia quem ia escolher” como [próximo presidente da Fed] contudo acabou por não revelar o nome. “Não vou dizer, vamos anunciar”, referiu Donald Trump.

Quem é Kevin Hassett?

Kevin Hassett é o atual presidente do Conselho Económico Nacional dos Estados Unidos. No seu currículo surge ainda a presidência do Conselho de Assessores Económicos no primeiro mandato presidencial de Donald Trump, de 2017 a 2019, e serviu também como conselheiro sénior de Donald Trump, em resposta ao vírus da Covid-19.

“Enquanto trabalhava na Casa Branca na administração de Donald Trump, Kevin Hassett foi uma força fundamental no debate interno e externo sobre praticamente todos os temas económicos, desde impostos e comércio a abuso de substâncias e desregulação”, salienta o Instituto de Política e Serviço Público.

“Serviu como principal conselheiro económico de John McCain nas primárias presidenciais de 2000 e como conselheiro económico nas campanhas de George W. Bush nas eleições presidenciais de 2004, de John McCain nas eleições presidenciais de 2008 e de Mitt Romney em 2012”, salienta o mesmo Instituto.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.