Quer comprar casa e planeia contratar um crédito? Saiba que passos seguir na solicitação de crédito à habitação

O processo de contratação de um crédito pode ser longo e atribulado.

A maioria dos consumidores recorre ao empréstimo bancário para conseguir adquirir um imóvel, decisão que deve ser muito bem ponderada, já que será um investimento para grande parte da vida do consumidor ou do agregado familiar.

O processo de contratação de um crédito pode ser longo e atribulado. Vejamos os passos:

  1. A simulação do crédito: conhecer a prestação a pagar de modo a avaliar se consegue cumprir com a despesa. Atendendo ao preço do imóvel, ao valor do empréstimo e da percentagem do financiamento consegue simular a prestação a pagar.
  2. Pré-aprovação: para saber concretamente quais as condições relativas ao crédito, terá de facultar ao banco dados acerca das suas condições financeiras, como sejam comprovativos de rendimento e de despesas, recibos de ordenado, extratos bancários e a nota de liquidação de IRS.
  3. Negociação: altura em que todas as despesas são contabilizadas. Não só a prestação, mas todos os custos que estão associados. Não se esqueça de comparar as diferentes propostas entre as diversas instituições bancárias.
  4. Avaliação: o imóvel serve como garantia ao empréstimo e para tal é avaliado, sendo atribuído um valor pelo mesmo. É o valor de referência para o montante máximo do crédito que na maioria dos casos não ultrapassa os 90% do total.
  5. Formalização: após todo o processo anterior, o montante fica fechado e o crédito é finalmente formalizado. Saiba que, após a proposta estar formalizada, tem sete dias para refletir e tomar a sua decisão de assinar o contrato.
  6. Impostos: terá de pagar o IMT – Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (salva exceções), o imposto de selo de 0,8% sobre a aquisição e de 0,6% sobre o montante financiado.
  7. Escritura: só com a escritura o imóvel passa a ser legalmente do proprietário. A partir deste momento começará a pagar as prestações do crédito, sendo acionados os seguros.

Se precisar de ajuda, conte com a DECO. Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e visite o nosso site DECO.

Recomendadas

Poupanças dos portugueses subiram em ano de pandemia

A poupança dos portugueses subiu de 7,4% para 14,2% em período de pandemia mas a maioria não é rentabilizada porque está em depósitos à ordem e a prazo, conclui a Deco. O investimento em certificados de aforro teve um aumento, passando de 12 mil milhões em período pré-pandemia para 12,4 mil milhões em agosto de 2021.

Saiba como funciona e para que serve uma certidão de não dívida

Estes documentos podem ser necessários, por exemplo, se pretender solicitar um adiamento da prestação do crédito à habitação.

Saiba o que tem de fazer antes de assinar um contrato de arrendamento

Procure de forma intensiva todas as opções do mercado, visto que uma análise com mais ponderação e paciência pode fazer toda a diferença.
Comentários